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DATA DA PUBLICAÇÃO 28/01/2012 | Economia
Abrir o próprio negócio exige bom planejamento
Abrir o próprio negócio exige bom planejamento Foto: www.mundodastribos.com/sebrae
Foto: www.mundodastribos.com/sebrae
Sebrae oferece dicas aos interessados

O sonho de ter o próprio negócio pode se tornar um pesadelo se o empreendedor não adotar cuidados considerados básicos. O Sebrae (Serviço Brasileiro de apoio às Micros e Pequenas Empresas) oferece várias dicas para os interessados, algumas serão publicadas em uma série de matérias preparadas pelo Jornal ABCD MAIOR.

Nesta primeira, as orientação são acerca de que abrir e gerir uma empresa exige um conjunto de conhecimentos. É preciso entender o mercado, o público alvo e planejar bem o negócio. Uma das primeiras dúvidas é: o que é preciso para abrir uma empresa?

O consultor do Sebrae Rodrigo Ferreira explicou que é fundamental realizar um plano de negócio. O próprio empreendedor deve fazer essa pesquisa de campo, estar ciente dos objetivos, do produto ou serviço que irá oferecer, conhecer o perfil dos clientes, fornecedores, concorrentes, ter a visão em longo prazo e estudar o local aonde irá se instalar. “Com esse plano elaborado é possível ter uma visão do que se busca, e fica mais fácil procurar os demais itens”, explicou.

O negócio precisa ter características inovadoras, por isso é importante detectar se existe alguma necessidade de mercado que não é suprida ou que é suprida com deficiência.

Experiência - É preciso mensurar o tamanho do mercado e se há espaço para mais uma empresa. “Não basta querer ou sonhar. Quanto mais planejar, menos tempo e dinheiro serão perdidos refazendo processos, ou até mesmo detectando tardiamente a inviabilidade do negócio”.

Depois de elaborado o plano, o empreendedor deve contratar um contador que cuidará da parte burocrática dos documentos e taxas necessárias. E também avaliar os recursos disponíveis para o empreendimento. “Depois de tudo isso é que se pode alugar o ponto, equipar e começar a trabalhar”.
Ferreira ressaltou que é fundamental o futuro empreendedor ter experiência no ramo que pretende investir. A vivência pode ser de emprego anterior ou de cursos. “Se não dominar o ramo será complicado buscar soluções e administrar”.

De acordo com o Ferreira, cerca de 90% das micro e pequenas empresas no Brasil clientes do Sebrae têm sociedades entre familiares. Em 2011, 58% dos clientes que buscaram consultorias foram homens. A faixa etária predominante foi de 35 a 45 anos. Os ramos mais consultados foram: comércio de roupas e acessórios, serviços da área da construção civil e de alimentação.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
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