NOTÍCIA ANTERIOR
Radares multam 200% mais que agentes
PRÓXIMA NOTÍCIA
Aluguel de brinquedos estimula consumo consciente e economiza
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/04/2016 | Setecidades
Abrigo de São Caetano realiza festa italiana para arrecadar fundos
Abrigo de São Caetano realiza festa italiana para arrecadar fundos Atualmente, o lar acolhe 31 idosas, entre elas 10 acamadas que precisam de cuidados 24 horas para se alimentar e tomar banho. Foto: Andris Bovo
Atualmente, o lar acolhe 31 idosas, entre elas 10 acamadas que precisam de cuidados 24 horas para se alimentar e tomar banho. Foto: Andris Bovo
Lar Anália Franco corre o risco, desde o ano passado, de ser fechado e deixar 31 idosas na rua, entre elas 10 acamadas

O Lar Anália Franco, que abriga mulheres em situação de risco em São Caetano, realiza no dia 30 de abril uma festa italiana para arrecadar fundos. Atualmente, o abrigo cuida de 31 mulheres, das quais 10 são acamadas. Desde o ano passado, o lar luta para sobreviver, mas com a contínua baixa nas doações o espaço ainda corre o risco de fechar as portas.

Com a atual crise econômica, as doações para o lar caíram cerca de 60% nos últimos meses. “Nós recebemos uma verba da Prefeitura, o que ajuda bastante. Mas o nosso gasto mensal é de R$ 60 mil, então as dificuldades para manter o abrigo existem”, explicou o diretor da instituição, Gilmar Talarico.

Os gastos fixos são os que mais pesam, como aluguel, água e luz, além da folha de pagamento dos funcionários. Nos últimos meses, o ABCD MAIOR realizou duas reportagens denunciando que o abrigo estava prestes a ser fechado. Com isso, as doações aumentaram, mas logo voltaram a cair novamente.

Para superar as dificuldades, o lar tenta de diversas formas arrecadar recursos, e um exemplo é a festa que será realizada dia 30. “Sendo uma instituição filantrópica, é normal correr atrás de recursos. Além da festa italiana, realizamos noite de pizza e eventos de chá e bazar beneficentes”, afirmou o diretor.

A festa italiana oferecerá massas de diversos tipos. No momento, para que a festa seja realizada, o abrigo precisa de doações de bebidas, como vinho, cerveja e refrigerante em lata. A comida já está encomendada.

AJUDA

Além de precisar de doações para a festa, o abrigo aceita doações para manter o funcionamento do local. “Contamos com 12 enfermeiros que se revezam 24 horas. Não podemos deixar as idosas sem banho ou sem roupa limpa. O local nunca para, temos que lavar roupa e cuidar da higiene do espaço todos os dias”, garantiu Talarico.

Geralmente, alimentos em grande quantidade são doados ao Lar Anália Franco, e muitas vezes, o local divide os alimentos recebidos com outros abrigos da Região. No momento, o lar necessita de fraldas geriátricas nos tamanhos G e extra G, além de sabão em pó e desinfetante.

Voluntários sempre são bem- vindos, mas Talarico ressalta que nem todas as pessoas estão preparadas tecnicamente para trabalhar com idosas que estão acamadas. “Pelo fato de as idosas não possuírem independência, é necessário que a pessoa saiba alimentar, dar banho e fazer curativos. A questão técnica é fundamental”, destacou.

Atualmente, o abrigo busca parceria com empresas que estão interessadas em realizar projetos sociais para que o Lar Anália Franco não feche as portas. Para conseguir o convite que dá acesso à festa, é preciso entrar em contato com a instituição pelo telefone 4220-3111. O mesmo número pode ser utilizado para realizar doações para o abrigo.

Por Diego Brito - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.