NOTÍCIA ANTERIOR
Desabamento de ponte mata pelo menos 9 pessoas nos EUA
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cai número de desaparecidos no desastre da ponte do Mississipi
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/08/2007 | Internacional
Abelhas reforçam esquadrão anti-bomba da Croácia
Sob os olhares atentos de seus treinadores, centenas de abelhas se lançam sobre um aprazível campo nas proximidades de Zagreb (capital da Croácia), não à procura de pólen, mas de minas antipessoais espalhadas que estes insetos são capazes de detectar graças ao seu odor excepcional.

Estas grandes operárias foram especialmente treinadas por cientistas da Faculdade de Agronomia de Zagreb para que sejam capazes de identificar o cheiro dos explosivos. Em pouco tempo elas devem ser levadas a campos minados de verdade que, doze anos depois do fim da guerra da Croácia (1191-1995), ainda possui minas instaladas nas antigas zonas de combate.

Para ensinar às abelhas a sentirem o cheiro das minas, os treinadores põem pequenas quantidades de TNT em taças e as colocam ao lado dos recipientes onde fica a comida dos insetos. O objetivo é fazê-los associar o odor do explosivo ao do alimento.

"As abelhas voam sobre estas mostras de TNT, mas o odor exalado pelo explosivo de uma mina escondida na terra é muito mais fraco. Nós queremos então que as abelhas sejam atraídas por cheiros menos intensos", explica Kezic.

De acordo com o pesquisador, são necessários apenas quatro dias para treinar estes insetos a rastrearem o cheiro do explosivo. "Por enquanto, nós ainda não as levaremos para os verdadeiros campos minados. Estamos esperando que este método seja validado", afirma ele. Em breve, este esquadrão anti-bombas voador será utilizado para controlar as zonas que foram "limpas" pelos métodos clássicos.

"Nenhum campo foi 100% limpo e qualquer método com o qual nós melhoramos a segurança tem um valor inestimável", explica Kezic. Ainda hoje cerca de 1,1 mil km2 do território croata, 2% da superfície total do país, são infestados por aproximadamente 250 mil minas e outros explosivos.

Segundo estatísticas oficiais, depois do fim da guerra 450 pessoas foram mortas na Croácia em explosões de minas e outras 1,8 mil pessoas foram mutiladas.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.