NOTÍCIA ANTERIOR
Flanelinhas são donos das ruas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Chuva provoca alagamentos e quedas de árvores na Região
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/02/2011 | Setecidades
ABCD vai integrar Guardas Municipais com uso de rádios
Ainda neste ano, as seis GCMs (Guardas Civis Municipais) do ABCD passarão a atuar integradas por meio de aparelhos de rádio-frequência HT. Para concretizar o projeto, o Ministério da Justiça liberou R$ 750 mil para a compra de equipamentos. A intenção é que cada GCM tenha cerca de 40 rádios para fazer rondas pela cidade. Em Rio Grande da Serra, que não tem GCM constituída, os equipamentos serão entregues para as equipes da Defesa Civil.

O secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Benedito Mariano, afirmou que a verba foi solicitada ao governo federal por meio da Câmara Setorial de Segurança do ABC. “Encaminhamos uma carta para o Consórcio Intermunicipal fazendo a solicitação e obtivemos o retorno positivo”, disse.

A Região será a segunda do País a ter as GCMs integradas por rádio. A primeira foi Osasco, que unificou a ações das Guardas em 11 cidades. “Há cerca de dois anos, ajudei a implantar esse sistema naquela região e os resultados são extremamente positivos”, salientou Mariano, que coordena a Câmara Setorial de Segurança e o Grupo de Trabalho de Segurança no Consórcio.

O secretário explicou que o objetivo da integração das Guardas é poder realizar ações efetivas em áreas de limites de municípios. “Se há uma perseguição e o bandido vai para outra cidade, a Guarda não pode atuar fora de sua jurisdição. Porém, se a GCM da outra cidade é comunicada, poderá prender os suspeitos”, afirmou.

Menos crimes - Para o secretário de Segurança de São Caetano, Moacir Rodrigues, a ação conjunta das Guardas por meio dos rádios de comunicação ajudará a diminuir a prática de crimes na Região. “Aliás, já estão sendo executados trabalhos em parceria entre as cidades da Região, como a disponibilização dos registros de ocorrências em um sistema único”, salientou.

De acordo com o secretário de Segurança Pública de Mauá, Carlos Wilson Tomaz, a Região tem contrastes sociais muito fortes, com municípios com população com menor poder aquisitivo e outros com população de melhor renda. “Em cidades onde a população é mais pobre, esse é um fator que pode gerar crimes, como roubos e furtos”, afirmou.

Se somados os efetivos das seis GCMs, o ABCD tem pouco mais de 2,1 mil homens para patrulhar uma área de 788 quilômetros quadrados. “Não há como dizer se esta quantidade é suficiente para as seis cidades, pois para isso é necessário levar em consideração os locais onde as práticas de crimes são mais constantes”, ressaltou o especialista em segurança pública Jorge Lordello.

Para Lordello, a ação trará bons resultados para a Região. “É muito fácil o bandido fugir de Santo André para São Caetano e ficar impune, pois sabe que os policiais não podem atuar fora de suas jurisdições. Com essa integração, a sensação de impunidade vai acabar.”

O especialista alertou, no entanto, que os equipamentos a ser comprados devem ser digitais, e não analógicos. “A Polícia Militar utilizava rádios analógicos. Havia muitos problemas, pois era fácil a invasão dessa frequência”, disse.

Taboão ganha inspetoria da GCM de São Bernardo
O Bairro Taboão, em São Bernardo, vai receber uma inspetoria da GCM (Guarda Civil Municipal). A data de entrega ainda está indefinida, mas deve ocorrer nas próximas semanas. O projeto é feito em parceria com o governo federal, e a inauguração pode contar com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

O secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Benedito Mariano, adiantou que a inspetoria deve ter cerca de 80 guardas e 10 viaturas. “Esta é uma localidade que precisa de atuação forte de segurança, com altos índices de roubos e furtos”, disse. Atualmente, o Taboão possui apenas uma viatura da Polícia Militar para fazer ronda no bairro.

O governo federal e a prefeitura investiram cerca de R$ 1 milhão na inspetoria. “Por meio do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania) conseguimos a verba para compra dos equipamentos.”

Essa é a terceira inspetoria da GCM, que também será responsável pela área do Jordanópolis e Paulicéia. “Queremos a guarda mais próxima da comunidade e atuante nos localidades mais distantes do centro”, destacou o secretário.

Ao todo serão cinco postos, sendo que o do Batistini/Alvarenga e o da Guarda Ambiental, no Riacho Grande, já estão em operação. Rudge Ramos e Centro também deverão ser contemplados com as inspetorias. “No primeiro caso, estamos com dificuldade de encontrar imóvel. Já no Centro deveremos utilizar o mesmo espaço da secretaria.”

A GCM de São Bernardo tem 630 homens e a expectativa do secretário é que até o meio deste ano outros 150 reforcem a Guarda. “Estamos com concurso em andamento. Depois virá a parte de treinamento, que é feita em três meses. Até junho, os novos guardas devem estar nas ruas”, disse.

Por Vladimir Ribeiro - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.