NOTÍCIA ANTERIOR
Gripe suína: Hospital Serraria não tem data para virar referência
PRÓXIMA NOTÍCIA
Festival do Chocolate recebe atrações musicais e de dança neste final de semana
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/08/2009 | Setecidades
ABCD terá fumômetro para Lei Antifumo
O CVS (Centro de Vigilância Sanitária), do governo do Estado, disponibilizou um monoxímetro para ser utilizado nas blitze da Lei Antifumo no ABCD. O “fumômetro” consegue medir o nível de monóxido de carbono no pulmão por meio do ar expirado pela pessoa.

O novo aparelho foi estreado nesta sexta-feira (31/07) em uma blitz educativa no Bingo Carlos Gomes, em Santo André. O monoxímetro terá caráter apenas de alerta para quem está muito acima dos padrões aceitáveis e não será utilizado nas autuações. Na Capital, o aparelho fará uma comparação da quantidade de monóxido de carbono no pulmão de funcionários de bares e restaurantes antes e depois da lei.

“Muita gente não fuma, mas tem índices altos de monóxido no pulmão por ter contato com quem fuma ou até mesmo por causa da poluição”, explicou a diretora do Grupo de Vigilância Sanitária do ABCD, Sônia Oliveira Barbosa.

O equipamento foi utilizado nesta sexta-feira por clientes dos bingos e funcionários. O jogador Jorge Turisco de Assis, 66 anos, fumou por 22 anos e há 29 deixou o vício. O teste deu número três para o aposentado, índice de não fumantes. Já o funcionário Cláudio Roberto de Almeida, 39 anos, alcançou o índice 22, considerado grave. Cláudio fuma um maço de cigarro por dia.

Desde segunda-feira (27/07), o Bingo proibiu que se fume no local, o que incentivou o funcionário a fumar menos também. “Antes fumava um cigarro por hora. Agora, com a lei, são dois ou três durante o expediente. A lei veio para ajudar”, ressaltou.

De acordo com o gerente do bingo, Arnaldo Cavalcante, o local tinha uma cortina de fumaça antes da proibição. “Acredito que metade da clientela fuma, mas, mesmo assim, todos obedeceram a nova determinação. Eles sabem que é melhor para a saúde de todo mundo”, afirmou.

A Lei Antifumo, que proíbe o uso de cigarros e produtos fumígeros nos ambientes fechados de uso coletivo em todo Estado, passa a valer no dia 07/08. Desde o dia 1º de julho, o ABCD tem recebido blitze da Vigilância Sanitária e do Procon. Foram 1.091 visitas a estabelecimentos feitos pela Vigilância apenas em Santo André e outras 155 em São Bernardo e São Caetano feitas pelo Procon.

A principal dúvida dos comerciantes é quanto a locais apenas coberto, por exemplo. “Eles querem saber se tem problema fumar caso o local tenha apenas uma cobertura. Só é probibido se houver janelas ligando ao lado de dentro e levando fumaça para lá”, afirmou a diretora da Vigilância.

A partir do dia 07/08, as denúncias poderão ser feitas pelo telefone 0800-7713541 ou pelo site www.leiantifumo.sp.gov.br.

Por Vanessa Selicani - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.