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DATA DA PUBLICAÇÃO 21/10/2012 | Economia
ABCD tem mercado atrativo para segmento de franquias
ABCD tem mercado atrativo para segmento de franquias Bonilha, vice-presidente da Lego Education diz que franquia aproveita bom momento da economia brasileira. Foto: Amanda Perobelli
Bonilha, vice-presidente da Lego Education diz que franquia aproveita bom momento da economia brasileira. Foto: Amanda Perobelli
Região tem o segundo maior mercado do Estado de São Paulo, conforme associação do setor

O ABCD tem um público consumidor forte e em crescimento, devido a força de sua economia. Esse é o motivo pelo qual oferece um bom mercado para o estabelecimento de franquias, de acordo com David Heidorne, professor de Ciências Econômicas da Universidade Metodista de São Paulo. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o ABCD tem o segundo maior mercado de franquias do Estado, depois de São Paulo. Entre as marcas conhecidas estão Martelinho de Ouro e PB Kids.

“É uma Região de economia forte, como se fosse uma extensão da Capital. Além de possuir mercado industrial em seu território, há alguns anos vem crescendo na área de serviços, como no comércio“, afirma Heidorne.
De acordo com Claudia Bittencourt, diretora geral do Grupo Bittencourt, consultoria especializada no tema, esse tipo de negócio oferece vantagens tanto para o franqueado como para o franqueador.

“É uma forma de expandir a marca para locais onde não se conhece, com a experiência de um empresário local, que adquire a franquia”, diz a consultora. “O franqueado entra em um mercado consolidado, ‘queima’ um período de aprendizagem usando o conhecimento mercadológico do franqueador”.

Ainda conforme a Associação Brasileira de Franchising, existem 10 empresas franqueadoras na Região.

Edvaldo Santana é um dos proprietários da Martelinho de Ouro, com duas oficinas em São Bernardo e uma franquia cada em Goiânia e Salvador. Santana conta que seu pai, Pedro Souza Santana, é o percursor da arte da reparação de pintura de carros, motivo pelo qual tem o apelido que dá nome à empresa, que já foi motivo de brigas judiciais pela posse. “É um modo de mostrar a qualidade da marca”, afirma. “Uma pessoa em qualquer franquia sabe que a qualidade é boa porque há um padrão nas unidades”, conclui Santana.

Já o grupo de lojas de brinquedos, PB Kids, registrado em Ribeirão Pires, possui duas unidades franqueadas em São Caetano, uma em Santo André e outra em São Bernardo. Para Gabriela Teixeira, executiva de franquias da rede, o franqueado, que investiu capital próprio terá interesse em cuidar bem da marca. “[O franqueado] pode estar presente em tempo integral na loja, como o dono da marca (franqueador) não poderia estar”, explicou.

Tipo de comércio funciona como um time

Gersione de Carmo Lucena é proprietário da Pastel & Amor, fundada em 1983. Hoje, a rede possui nove unidades no ABCD, sendo cinco em Santo André, duas em São Bernardo e duas em Mauá, além de mais duas na Capital e uma em Campinas. Lucena é dono do centro de distribuição de matéria-prima e produtos da redes, que fica em Santo André. Todas as unidades são franqueadas.

“A vantagem das franquias é que você trabalha em equipe, um time, desenvolve coisas com um maior número de pessoas. Tem a possibilidade da propaganda cooperada. Tem uma marca mais forte por ter mais pontos”, afirma o empresário.

A Zoom Education For Life, com 72 franquias no Brasil e unidade em São Caetano, é representante da Lego Education no País, metodologia de ensino que se baseia no brinquedo Lego. Para Júlio Bonilla, vice-presidente de operações da empresa, a franquia aproveita bom momento da economia brasileira, que cresceu nos últimos anos. “[È uma forma] de divulgar a marca e aproveitar a economia. Existe muito espírito de empreendedorismo hoje”, disse.

Franqueado tem pouca autonomia para o negócio

O professor de Economia da Metodista, David Heidorne, afirma que há também desvantagens no sistema. “O franqueado não tem flexibilidade para mudar os padrões [como preços]. Ele ganha dinheiro, mas sua autonomia é restrita”, conta. “É preciso ter um sistema de logística, atendimento e constrole para manter o padrão. Se você não tem isso, acaba sendo um risco para a imagem da marca, para o franqueador e para o franqueado”.

Gersione de Carmo Lucena, dono da marca Pastel & Amor, anuncia que analisa duas propostas de franquias, em São Bernardo e em São Caetano, em conjunto com os possíveis franqueados. “Estamos verificando custos como o valor da locação, localização, custo de reformas, tempo de contrato etc. Talvez este tipo de avaliação, que a princípio deixa entravado muitos negócios, seja o sucesso da empresa”, aposta o empresário.

Por Arthur Gandini - ABCD Maior
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