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DATA DA PUBLICAÇÃO 03/04/2012 | Setecidades
ABCD suspende a restrição de caminhões
ABCD suspende a restrição de caminhões  Caminhões recebem sinal verde do Consórcio para circular nas principais vias do ABCD. Foto: Amanda Perobelli
Caminhões recebem sinal verde do Consórcio para circular nas principais vias do ABCD. Foto: Amanda Perobelli
Momento econômico sensível é a justificativa usada pelo Consórcio para decisão que teria início no domingo

Após adiar o prazo duas vezes, fazer exceções no percurso e reduzir o horário de restrição em uma hora e meia, o GT (Grupo de Trabalho) de Mobilidade do Consórcio Intermunicipal, entidade que reúne os sete prefeitos da Região, recuou e desistiu, nesta segunda-feira (02/04), da restrição de circulação de caminhões no ABCD por tempo indeterminado. A restrição, prevista inicialmente para dezembro e depois para março, começaria no domingo (08/04) nas principais ruas da Região.

Na justificativa, o presidente do Consórcio Intermunicipal e prefeito de Diadema, Mário Reali, explicou que o momento econômico não é favorável para a restrição e que qualquer decisão nesse sentido poderia prejudicar o setor industrial e o desenvolvimento econômico da Região. “Os números do primeiro trimestre mostraram que o setor industrial sofreu impacto importante. Estamos preocupados e atentos a isso.”

A medida gerava preocupação das empresas instaladas na Região. Entre os argumentos contrários à ação estava o aumento do custo do frete, devido ao horário diferenciado em que os profissionais teriam de atuar e o abalo da competitividade dos empreendimentos regionais. Na avaliação de especialistas, a restrição também não era bem vista, uma vez que o projeto é uma solução a curto prazo e provocaria um novo horário de pico, com o deslocamento dos caminhoneiros nos horários da tarde e noite.

A partir da decisão, a ideia do Consórcio é manter um diálogo com o setor industrial e os sindicatos para encontrar medidas de consenso com o setor. De acordo com Reali, durante as reuniões com as empresas, o setor se mostrou interessado em integrar o GT de Mobilidade e participar mais da discussão sobre o assunto. “Eles se propuseram a reduzir, de maneira voluntária, o volume de caminhões nos horários de pico, mesmo sem a fiscalização”, destacou.

Apesar do comprometimento das empresas em reduzir, por conta própria, a quantidade de carretas nos horários de pico, Reali não descarta a possibilidade de a medida voltar a ser obrigatória, caso a discussão entre Consórcio, empresas e sindicato não renda bons frutos. “O que estamos propondo é uma trégua para fazer algo mais consensual. Mas isso não quer dizer que o decreto não seja feito. Até porque a proposta está pronta”, afirmou.

Capital
Reali assegurou que levará o assunto para o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, que reúne representantes dos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. “Nosso principal problema é o tráfego de cargas de passagem trazido ao ABCD devido à restrição na Capital. Já estive falando com o prefeito Gilberto Kassab sobre o assunto e temos de pensar em uma solução”, concluiu.

A restrição de caminhões teve início na Capital, em setembro de 2010, e englobava apenas a marginal Pinheiros e a avenida Bandeirantes. Em 5 de março deste ano, o prefeito Gilberto Kassab ampliou a medida para a marginal Tietê. O problema é que, mesmo após a restrição, dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) revelam que, na média, os congestionamentos aumentaram 5,8% no período da manhã.

Para especialistas, a ineficácia da ação pode ser explicada pelo aumento da quantidade de automóveis. Antes, devido aos congestionamentos, as vias eram evitadas pelos carros pequenos, mas com a restrição de caminhões passam a ser ocupadas pelos automóveis. Em suma, tira-se um caminhão e entram seis carros no lugar, o que piora ainda mais o trânsito.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
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