NOTÍCIA ANTERIOR
São Bernardo homenageia os 45 anos da FUABC
PRÓXIMA NOTÍCIA
Medicina ABC terá shows de Jorge Aragão e Leci Brandão no próximo sábado
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/08/2012 | Educação
ABCD supera as metas do Ideb; Santo André é a única exceção
ABCD supera as metas do Ideb; Santo André é a única exceção Avaliação é feita com base no rendimento escolar e nas questões da Prova Brasil. Foto: Luciano Vicioni
Avaliação é feita com base no rendimento escolar e nas questões da Prova Brasil. Foto: Luciano Vicioni
Cidade foi a única que não atingiu objetivo estabelecido pelo MEC para as 4ª e 5ª séries do ensino fundamental

A nota das cidades do ABCD no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2011 nos primeiros anos do ensino fundamental ficou acima da média nacional, que foi de 5 pontos. A avaliação do aprendizado de alunos de escolas públicas e privadas acontece a cada dois anos. O resultado é calculado com base no rendimento escolar e na média das provas de português e matemática contidas na Prova Brasil.

Quando somadas as notas das instituições de ensino público (municipais e estaduais) nas provas realizadas por alunos de 4ª e 5ª séries do ensino fundamental, quase todos os municípios da Região conseguiram atingir a meta estabelecida pelo MEC (Ministério da Educação) para cada cidade em 2009. A exceção ficou por conta de Santo André, que ficou 0,1 ponto abaixo dos 5,7 estipulados pelo MEC. A assessoria de imprensa da Prefeitura foi procurada para comentar o resultado, mas não se manifestou até o fechamento desta edição.

A melhor nota da Região foi conquistada por São Caetano, com média 6,4. Com isso, a cidade atinge antecipadamente a meta do MEC, que espera que todos os municípios consigam 6 pontos na avaliação dos primeiros anos do ensino fundamental até 2022. A melhor média de São Caetano ficou com a escola de ensino integral Padre Luiz Capra, que teve nota 7,3.

A secretária de Educação de São Caetano, Maria Cecília Rapuano Guelere, ressalta que todas as instituições de ensino da cidade seguem o mesmo cronograma de trabalho e que a avaliação dos alunos acontece de forma regular. “Não dá para avaliar apenas com base em uma prova oficial, existem outros instrumentos, como trabalhos, apresentação de peças teatrais ou musicais. Tem que avaliar o todo.”

Mauá e Diadema obtiveram índice de 5,6; Ribeirão Pires ficou com 5,9; e Rio Grande da Serra teve 5,2. São Bernardo também superou sua meta, com 5,8 pontos. A secretária de Educação do município, Cleuza Repulho, que também é presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), esteve em Brasília na terça-feira (14/08) durante o evento de divulgação dos índices e comemorou o indicador da cidade.

Para Cleuza, o índice é resultado de ações como investimentos em capacitação dos profissionais e combate a evasão escolar e repetência. “A nossa preocupação principal foi focar nas escolas que tiveram baixo resultado no Ideb passado e estabelecemos um planejamento para melhoria dessas escolas”. A cidade espera chegar aos 6 pontos na próxima avaliação do Ideb, que acontece em 2013.

Pouco a comemorar no 8º e no 9º anos
Apesar de também superar a média nacional na avaliação dos últimos anos do ensino fundamental (8º e 9º), que foi de 4,1, o ABCD não tem muito o que comemorar. Apenas Ribeirão Pires conseguiu atingir a meta no Ideb para 2011, que era de 4,7. As demais ficaram abaixo do esperado pelo MEC e refletem a fragilidade do ensino público brasileiro. Santo André, Diadema e Rio Grande tiraram 4,2; São Bernardo, 4,3; Mauá, 4,4; e São Caetano, 4,8.

O ensino médio continua sendo um gargalo na educação. Em um índice de zero a 10, a nota nacional ficou em 3,7. São Paulo superou a meta estabelecida pelo MEC com modestos 4,1 pontos. A assessoria de imprensa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela avaliação, informou que o resultado do ensino médio foi realizado por amostragem e, por isso, não é possível informar os números por município.

O Ideb foi criado pelo Inep em 2007. A Prova Brasil, utilizada como um dos critérios de avaliação, testa os conhecimentos dos estudantes em língua portuguesa e matemática.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.