NOTÍCIA ANTERIOR
Descubra por que está mais difícil combater o Aedes aegypti no Brasil
PRÓXIMA NOTÍCIA
Estudo explica ligação entre dieta gordurosa e maior risco de câncer
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/03/2016 | Saúde e Ciência
ABCD registra 25 casos de microcefalia; três podem ser por Zika
ABCD registra 25 casos de microcefalia; três podem ser por Zika Santo André conscientiza moradores sobre a necessidade de combates os focos do mosquito. Foto: Divulgação/ PMSA
Santo André conscientiza moradores sobre a necessidade de combates os focos do mosquito. Foto: Divulgação/ PMSA
Um bebê faleceu em Santo André, onde dois casos são investigados; São Bernardo apura um caso

O ABCD tem 25 casos de bebês nascidos com microcefalia de novembro 2015 até agora. Três deles são investigados por terem suposta relação com o Zika Vírus, doença provocada após a pessoa ser picada pelo mosquito Aedes aegypti. A investigação é feita pelas prefeituras de Santo André (que estuda dois casos) e São Bernardo (com apenas um caso em análise). Já que os casos de microcefalia não tinham a obrigação de registro até o final do ano passado, não é possível comparar os dados com o período anterior.

“Aqui no ABCD temos vários casos de microcefalia que estão sendo investigados e nenhuma em que a mãe pegou o zika aqui na Região. Geralmente ficam grávidas no Nordeste e tem seus filhos aqui. Hoje, a mobilidade das pessoas é muito grande, porque os meios de transporte se tornaram rápidos e fáceis”, explica Homero Nepomuceno Duarte, coordenador do Grupo de Trabalho de Saúde do Consórcio Intermunicipal e secretário de Saúde de Santo André.

Santo André

A Prefeitura de Santo André informou que o município teve duas notificações de casos de bebês nascidos com microcefalia em 2015. A relação com zika vírus continua sendo investigada, embora a criança tenha morrido em 26 de janeiro de 2016. “Amostras foram coletadas para investigação da relação com o vírus zika, considerando o histórico de viagem da mãe para o Piauí”, informou nota da Prefeitura.

O caso de outro recém-nascido, dessa vez 10 de fevereiro e com mãe residente em São Paulo também é apurado. A mãe tinha viajado para Alagoas. Outros dois casos de microcefalia foram investigados, mas a relação com o Zika foi descartada.

São Bernardo

Em 2016, a Administração de São Bernardo diz que houve registro de dois casos de microcefalia, sendo um já descartado com relação ao Zika e outro ainda em investigação. Em 2015 foram outros sete casos e todos descartados.

Diadema

A Prefeitura de Diadema informou que foram notificados na cidade 11 casos suspeitos de bebes com microcefalia em moradores de Diadema desde novembro de 2015, quando a notificação passou a ser compulsória.

“Dos casos que estão sendo investigados, seis não possuem relação com infecção e um possui relação com infecção por citomegalovírus (Herpes Vírus). Assim, não há ligação de casos de microcefalia por Zika Vírus. Além disso, a cidade não registrou nenhum caso de Zika vírus nos anos de 2015 e 2016”, informou nota.

Mauá

Em 2015, o município de Mauá registrou um caso de microcefalia por má formação e não tem registros de casos de microcefalia relacionados ao zika vírus.

São Caetano, Ribeirão Pires e São Caetano não registraram casos de microcefalia.

País

O Ministério de Saúde divulgou que último Informe Epidemiológico de Microcefalia, apresentado em fevereiro, indicou 4.107 casos suspeitos de microcefalia sob investigação pelo Ministério e os Estados. Desde o início das investigações, em 22 de outubro de 2015, até 20 de fevereiro, foram 5.640 notificações, sendo 950 já descartadas.

Por Gislayne Jacinto - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.