NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá ocupa espaços públicos com dança e poesia em mostra
PRÓXIMA NOTÍCIA
Suzantur divulgou pintura de ônibus com licitação em andamento
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/11/2015 | Cidade
ABCD realiza ações no Dia da Consciência Negra
ABCD realiza ações no Dia da Consciência Negra Cidades terão apresentações culturais, como teatro e roda de capoeira. Foto: Elaine Patricia Cruz / Fotos Públicas.
Cidades terão apresentações culturais, como teatro e roda de capoeira. Foto: Elaine Patricia Cruz / Fotos Públicas.
Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá terão caminhada na região central

As cidades do ABCD prepararam atividades para o Mês da Consciência Negra, mas neste dia 20, sexta-feira, a programação ganha um destaque maior. Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá terão caminhada na região central. A organização é das prefeituras, com apoio do Consórcio Intermunicipal, através do Grupo de Trabalho Igualdade Racial.

As demais cidades farão ações culturais e educacionais específicas. O Dia da Consciência Negra foi instituído em lei pelo governo federal em 2003. A data foi escolhida por coincidir com a morte de Zumbi dos Palmares. O movimento negro decidiu ampliar as discussões de ações e políticas públicas para todo o mês.

Confira a programação por cidade:

SANTO ANDRÉ


Uma caminhada será realizada na cidade a partir das 10h, na rua Elisa Fláquer com a Álvares de Azevedo. O trajeto tem previsão para terminar na Concha Acústica, por volta do meio dia. O grupo vai percorrer as ruas Campos Sales e Bernardino de Campos, no centro.

A atividade foi organizada pela secretaria de Direitos Humanos e Cultura de Paz. O intuito é “reforçar a importância do combate ao preconceito”, conforme informado em nota pela Prefeitura.

Em continuação às atividades do mês, o dia 27 terá o debate O sujeito e as drogas para além do flagelo social, na Casa da Palavra (praça do Carmo, 171, centro), às 19h30. A conversa será realizada com o psicólogo Isaias Gonçalvez Ferreira e o doutor em sociologia e integrante do grupo Quilombagem Deivison Nkosi.

No mesmo local, haverá a Parada Criola, com apresentação de danças circulares africanas. Além disso, haverá uma programação com oficinas, dança afro, samba rock, dança estética feminina, turbantes, capoeira, tambor de crioula, oficina de boneca de garrafas e literatura infantil. A programação acontecerá no dia 28 de novembro, último sábado do mês, entre 9h e 17h.

SÃO BERNARDO

Na cidade, a programação começa às 9h com um sarau na praça da Matriz. Cantores da Região farão apresentações, assim como haverá bateria da liga das escolas de samba, capoeira e congada. Dentre os artistas estão AfroSambas, Grupo Rimação, Ysalú, Dj Nes, Fabrício Ramos e Sorriso Negro.

No local, haverá também barracas de artesanatos, comidas típicas e desfile de tranças. A partir das 13h20, haverá a segunda Marcha para Zumbi, partindo da praça Lauro Gomes, até a Matriz, pela rua Marechal Deodoro. Na caminhada, estarão presentes grupos de capoeira, cultura rastafári, Hip Hop, Congada e representantes das religiões de matriz afrobrasileira da cidade.

No parque Chácara Silvestre, haverá contação de histórias do Braisil e da África, pelo pesquisador Dom Jair Rodrigues. A narrativa será acompanhada pelo som da kalimba, um instrumento musical angolano, a partir das 11h.

SÃO CAETANO

No Dia da Consciência Negra, haverá a Festa da Comunidade Negra – Lutar, Resistir e Transformar, no Clube Tamoyo, que fica na rua São Paulo, 200, no Bairro Cerâmica. A partir das 19h, a comemoração será feita com as bandas Sentido Único e Amizade Perfeita. Haverão exposições e bebidas, que serão cobradas à parte.

A Festa é realizada pela Conescs (Comissão Municipal de Festejos de São Caetano em conjunto com o Conselho Municipal da Comunidade Negra).

DIADEMA

A cidade também terá uma caminhada, em prol da paz e reflexão sobre a violência contra a juventude negra. A marcha também é contra o racismo e pela valorização da população negra. O percurso terá início às 15h, saindo da praça Lauro Michels, até o teatro Clara Nunes, no centro. No local, haverá diversas ações culturais com capoeira, povo de santo, dança, música e teatro.

O Centro Cultural Serraria também terá uma atividade voltada à população negra. Alunos da Oficina de Leitura Dramática vão participar da Arena Conta Zumbi, contando a história do Quilombo dos Palmares, a partir das 19h.

Logo em seguida, também no Centro Cultural, haverá um espetáculo de dança com a Companhia Artístico Afro Sol. A coreografia mostra a celebração da vida, o orgulho de preparar a terra, plantar e colher. A classificação indicativa é 12 anos.

MAUÁ

A partir das 9h, a praça 22 de Novembro receberá a 9ª Marcha para Zumbi - Contra o Racismo, Preconceito e Combate à Intolerância Religiosa. A caminhada é organizada pela ADCC Filhos de Ghandi.

Às 19h, a paróquia São João Batista celebra a Missa Afro, na avenida Barão de Mauá, 3970, Jardim Maringá. De acordo com informações da Prefeitura, a Coordenadoria de Igualdade Racial também planeja uma exposição itinerante de fotos de personalidades negras do município.

RIBEIRÃO PIRES

O evento de comemoração da Consciência Negra será realizado na Vila do Doce, entre 13h e 22h. Serão realizados desfiles que contam a história afro-brasileira. O grupo de rap Facção Central e a cantora Thai encerram o evento com um show.

Por Jessica Marques - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6335 dias no ar.