NOTÍCIA ANTERIOR
PM detém trio que teria tentado assaltar comerciante
PRÓXIMA NOTÍCIA
Oswaldo atende reivindicação do Sinserv
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/06/2009 | Cidade
ABCD quer vacinar 178 mil de crianças contra paralisia
A Secretaria de Estado da Saúde realiza neste sábado (20/06) a primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, que pretende vacinar 178 mil crianças no ABCD. A expectativa estadual é imunizar 2,9 milhões de crianças menores de 5 anos contra a doença. O número corresponde a 95% dos 3,06 milhões de paulistas nesta faixa etária.

“O vírus da poliomielite está erradicado no Brasil desde 1992, mas tomar a vacina é muito importante para a criança, já que o vírus ainda existe no mundo e, por isso, pode chegar aqui”, explicou a professora de pediatria da Faculdade de Medicina do ABC, Denise de Oliveira Scholps.

Para a medica, mais do que a imunização, a importância deste dia de campanha é colocar em ordem a vacina dos pequenos. “A grande vantagem deste dia é, além de vacinar contra a paralisia infantil, organizar a caderneta de vacina das crianças. É o dia de cuidar da manutenção das vacinas.” De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, os postos oferecerão também vacinas como a Tetravalente (contra difteria, tétano e coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.

A vacina contra a poliomielite só não deve ser aplicada caso a criança esteja com uma grave doença, como pneumonia. “Esta é uma época de muitos resfriados e alguns pais acham que não devem vacinar os filhos, mas na verdade devem sim. Pequenas gripes ou diarréias não são motivos para não vacinar", explicou a médica pediatra.

Conhecida como a vacina da gotinha, a imunização das crianças de zero a 5 anos deve ser aplicada duas vezes por ano. “É importante que os pais levem as crianças duas vezes por ano para tomar a vacina. Vale lembrar ainda que não existe reação nas crianças e não dói”, esclareceu a médica. A segunda fase da campanha deste ano ocorrerá dia 22/08.

Por toda a Região, os postos de vacinação estarão abertos ao público 8h às 17h. As vacinas serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios do ABCD, além de postos móveis, como o que ficará na Faculdade Medicina do ABC, em Santo André.

Por Paula Cristina - ABCD Maior / Foto: Antonio Ledes
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.