NOTÍCIA ANTERIOR
Trânsito mata um a cada dois dias
PRÓXIMA NOTÍCIA
ABCD não terá integração tarifária antes de 2018
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/06/2016 | Setecidades
ABCD possui 40 quilômetros de vias para ciclistas
ABCD possui 40 quilômetros de vias para ciclistas Faixas exclusivas para ciclistas somam mais de 40 quilômetros no ABCD. Foto: Andris Bovo
Faixas exclusivas para ciclistas somam mais de 40 quilômetros no ABCD. Foto: Andris Bovo
Ciclovias são usadas para transporte diário e também lazer, mas ciclistas ainda pedem mais espaços

Nas avenidas e ruas das cidades da Região estão instaladas mais de 20 ciclofaixas e pistas exclusivas para o tráfego de bicicletas que somadas chegam a 42,3 quilômetros. Porém, quem está acostumado a pedalar para ir para o trabalho ou se deslocar diariamente sobre as duas rodas, reclama que ainda falta mais espaço para o ciclista. A paciência e educação de motoristas também é outra reclamação constante.

Aposentado há seis meses, Elísio Honório Silva Filho, de 52 anos, conta que foi impulsionado a começar a andar de bike por conta da ciclovia instalada na avenida Presidente Kennedy, em São Caetano. “Eu comecei a correr e me exercitar. E como a gente tem esse espaço, resolvi investir em uma bicicleta para voltar a andar”, conta. Silva Filho argumenta que, mesmo que tenha começado a pedalar há pouco tempo, sente que o município poderia ter mais ciclovias. “É importante pela segurança. Na ciclofaixa a gente não precisa se preocupar com carros e motos”, explicou.

CICLOVIAS E CICLOFAIXAS

Ciclovia funciona todos os dias e é uma via que tem separação física isolando os ciclistas dos demais veículos. Ciclofaixa é apenas uma faixa pintada no chão de uma rua ou avenida, sem separação física de qualquer tipo. Pode haver “olhos de gato” ou no máximo os tachões do tipo “tartaruga”, como os que separam as faixas de ônibus.

De acordo com a prefeitura de São Caetano, a cidade possui cinco quilômetros de via voltados para o tráfego de ciclistas. São três quilômetros de ciclovia na avenida Presidente Kennedy, e dois quilômetros de ciclofaixa na avenida Tijucussu (apenas aos domingos). A administração municipal informou, porém, que não há previsão de implantar mais faixas.

Amauri Gomes da Silva, de 36 anos, morador de São Bernardo, usa a bicicleta como meio de transporte para o trabalho. Diariamente, ele tem de pedalar aproximados 10 quilômetros entre a residencia onde mora até a empresa que trabalha. “Com a bicicleta a gente consegue se locomover melhor pois não tem de ficar enfrentando engarrafamento”, explicou. “Mas precisava ter mais ciclofaixa em outras ruas. É muito difícil lidar com os motoristas de carros, já que eles não têm respeito pelo ciclista”, argumentou.

A Prefeitura de São Bernardo informou que a que a cidade possui aproximadamente 4,4 Km de extensão em ciclovia, divididos pelas avenidas Kennedy (1,0 Km de extensão), João Firmino (1,7 Km de extensão), Pery Ronchetty (900 m de extensão) e Nelson Mandela (800 m de extensão). A prefeitura, porém, não informou se há projetos de novas ciclovias.

Por Renan Fonseca - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.