NOTÍCIA ANTERIOR
Obra na Vila Luzita tira calçada de pedestres
PRÓXIMA NOTÍCIA
3º DP de Santo André é inaugurado em novo endereço
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/05/2012 | Setecidades
ABCD não registra desmatamentos nos últimos dois anos
ABCD não registra desmatamentos nos últimos dois anos  Maior parte da mata nativa na Região está em área de alta declividade. Foto: Luciano Vicioni
Maior parte da mata nativa na Região está em área de alta declividade. Foto: Luciano Vicioni
Áreas de cobertura vegetal em declive dificultam a ampliação dos desmatamentos na Região

Os sete municípios do ABCD não sofreram desmatamentos entre os anos de 2010 a 2011, de acordo com o levantamento “Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica”, divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica em conjunto com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais).

Apesar de parecer uma boa notícia, o fato é que na Região todos os locais que podiam ser ocupados e, consequentemente, desmatados já foram ocupados. De acordo com o estudo, a maior parte dos 28,8 mil hectares de floresta nativa, o que equivale a 28 mil campos de futebol, estão localizados em áreas de alta declividade, o que dificulta a construção de barracos ou casas para a ocupação de famílias com problemas habitacionais.

Há ainda os pequenos desmatamentos que no estudo não são detectados. O Atlas não registra derrubadas abaixo de 50 mil metros quadrados. Com 43,5%, São Bernardo é a cidade do ABCD que ainda concentra o maior percentual de Mata Atlântica. Em seguida vem Rio Grande da Serra (41%), Santo André (35,4%), Ribeirão Pires (26%), Mauá (9,9%) e Diadema (2,5%). São Caetano não possui mais nenhum hectare de cobertura nativa.

No último levantamento, referente aos anos de 2008 a 2010, apenas três municípios apresentaram devastação. São Bernardo com uma área de 1,16 milhão de metros quadrados, equivalente a 116 campos de futebol, aparecia como o município do ABCD mais desmatado. Em segundo vinha Ribeirão Pires com área de 12 campos de futebol desmatados, seguido por Santo André (60 mil metros quadrados) e Mauá (50 mil metros quadrados). Em São Caetano, Diadema e Rio Grande da Serra, onde a mata nativa está quase ou completamente extinta, não houve devastação.

Nacional - No cenário nacional, entre 2010 e 2011, foram desmatados ao menos 13.312 hectares de cobertura florestal nativa. O estudo ainda mostra que a Mata Atlântica é o bioma mais ameaçado no Brasil, onde só restam 7,9% de remanescentes florestais em fragmentos acima de 100 hectares. O levantamento é realizado desde 1990 e se baseia em fotos de satélite e tecnologias na área da informação, sensoriamento remoto e geoprocessamento.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.