NOTÍCIA ANTERIOR
Apple apresenta novo sistema móvel iOS 8 para iPhone e iPad
PRÓXIMA NOTÍCIA
China bloqueia sites em aniversário de massacre na Praça da Paz Celestial
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/06/2014 | Tecnologia
ABCD luta para desenvolver e produzir carro elétrico
ABCD luta para desenvolver e produzir carro elétrico Para Rafael Marques, sindicato quer ajudar a desenvolver tecnologia do setor automotivo. Foto: Amanda Perobelli
Para Rafael Marques, sindicato quer ajudar a desenvolver tecnologia do setor automotivo. Foto: Amanda Perobelli
Metalúrgicos entregam à presidente Dilma relatório sobre a importância dessa nova tecnologia ao setor Michelly Cyrillo

Está na boca do forno do governo federal um pacote de benefícios para estimular a fabricação de veículos híbridos e elétricos. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, entregou à presidente Dilma Rousseff, durante visita oficial a São Bernardo na última semana, um relatório com sugestões para complementar o pacote.

O plano do governo prevê incentivos fiscais para montadoras com fábricas instaladas no Brasil que investirem em pesquisa e desenvolvimento para a produção de veículos que consumam menos combustível e que emitam menos poluentes. As diretrizes estão entre as metas do Inovar-Auto, programa que visa aumentar a competitividade do setor automotivo. Pelo programa, a partir de 2017, as montadoras precisarão melhorar em no mínimo 12% a eficiência energética dos veículos. Os detalhes ainda não foram divulgados pelo governo federal.

“Para a indústria brasileira ter capacidade de continuar crescendo, gerando empregos e manter sua importância para a economia no Brasil, precisa engrenar neste novo momento. É hora de avançar neste tema. Se nós conseguirmos construir essa política de incentivos, iremos adiantar a tecnologia de automotivos no País em no mínimo 15 anos”, afirmou o sindicalista.

Tecnologia - Boa parte das fabricantes de veículos instaladas no País já detém a tecnologia para veículos 100% elétricos e híbridos (que combinam duas ou mais fontes de energia como gasolina e eletricidade). Marques acredita que após o lançamento do pacote de incentivos, as montadoras e autopeças anunciarão investimentos em novos produtos. E o ABCD, por ser o considerado o berço da indústria automobilística, espera estar incluso no mapa da inovação. “A Região tem as melhores engenharias, as melhores escolas, trabalhadores com uma formação técnica mais apropriada. Além disso, quase todas as autopeças, como a Kostal, por exemplo, têm aqui o seu centro tecnológico”.

Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, no dia 30 de maio, o presidente para a América Latina da Toyota, Steve St. Angelo afirmou que pretende investir na unidade de São Bernardo para fabricar o modelo híbrido.

A expectativa da indústria é de que uma das medidas do pacote seja tarifa zero para o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Atualmente o Mitsubishi i-Miev é único carro elétrico vendido no Brasil, onde custa em média cinco vezes mais do que no exterior. No caso dos híbridos há três modelos vendidos, o mais conhecido é o Toyota Prius.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.