NOTÍCIA ANTERIOR
Estado pode punir Ecovias por engavetamento
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cratera gera transtorno para morador de São Caetano
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/09/2011 | Setecidades
ABCD inicia campanha de desarmamento
ABCD inicia campanha de desarmamento   Campanha Regional de Desarmamento foi assinada durante visita do ministro da Justiça ao ABCD. Foto: Luciano Vicioni
Campanha Regional de Desarmamento foi assinada durante visita do ministro da Justiça ao ABCD. Foto: Luciano Vicioni
A partir desta quarta-feira (21/09), o ABCD iniciará, oficialmente, a Campanha Regional de Desarmamento. As sedes das seis GCMs (Guardas Civis Municipais) foram escolhidas como os pontos de recolhimento de armas de fogo, acessórios e munições dos munícipes da Região. Entre 30 a 40 guardas ficarão responsáveis pelo recebimento do material de domingo a domingo, das 9h às 18h, em todas as cidades, com exceção de Rio Grande da Serra, que não possui guarda municipal.

O presidente do GT (Grupo de Trabalho) de Segurança Pública do Consórcio Intermunicipal e secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Benedito Mariano, explicou que os pontos foram escolhidos conjuntamente pelos integrantes do GT e tiveram como critérios a segurança e a disponibilidade de funcionamento aos finais de semana. “Precisávamos de locais que pudessem abrir aos sábados e domingos, dias em que a população tem maior disponibilidade”, comentou.

Mariano esclareceu que a Região terá um grupo fixo de GCMs na campanha, que varia entre quatro e seis guardas por cidade, devido ao acesso à rede Infoseg (Sistema Nacional de Integração de Informações em Justiça e Segurança Pública) no portal Desarma Brasil para o recebimento das armas. “O convênio assinado com o governo federal previa o credenciamento desses GCMs”, revelou. Na última sexta-feira (16/09), cerca de 30 guardas participaram do treinamento em Diadema. Na ocasião, apenas Mauá não encaminhou representantes.

Campanha - Diferente dos anos anteriores, na campanha de 2011, o cidadão não precisará se identificar no ato de entrega da arma. Outra inovação é o compromisso do governo federal em agilizar o pagamento da indenização, através de parceria com o Banco do Brasil. O pagamento varia entre R$ 100 e R$ 300, conforme o tipo da arma de fogo.

Na entrega da arma, a pessoa receberá um protocolo com 16 dígitos e uma senha de quatro dígitos, única e intransferível, que será cadastrada na hora. A partir do documento, o munícipe deverá se dirigir a uma das agências ou caixas eletrônicos do Banco do Brasil. O prazo para sacar a indenização é de 24 horas a 30 dias após a entrega da arma.

“As armas serão destruídas na frente do ex-proprietário, assim que forem entregues”, informou Mariano. As armas inutilizadas serão encaminhadas para a Polícia Federal para o descarte total. É importante lembrar que, antes de se dirigir ao posto de entrega, é preciso retirar uma guia de trânsito para o transporte da arma no site da Polícia Federal (www.dpf.gov.br). É necessário descarregar e embalar a arma. As munições devem ser levadas separadamente, mas não serão indenizadas.

De acordo com Mariano, caso a pessoa não possa levar a arma até o posto da sua cidade, os guardas estarão autorizados a agendar a retirada do armamento nas residências. “Isso ocorrerá em casos excepcionais de idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção que queiram participar da entrega voluntária de armas”, destacou. Nesses casos, as pessoas deverão ligar para a GCM de seu município e fazer o agendamento.

Sociedade Civil - Para mobilizar a comunidade a participar da campanha, o Consórcio Intermunicipal realizará, no dia 20 de outubro, o Fórum Regional de Prevenção à Violência com a participação dos sindicatos dos Metalúrgicos de São Bernardo e Santo André, Sindicato dos Químicos do ABC, ONGs, instituições religiosas e outras entidades representativas. “Queremos que a sociedade civil participe da campanha e ajude na divulgação da mesma”, argumentou Mariano.

A adesão Regional à Campanha Nacional do Desarmamento, que este ano carrega o tema “Tire uma arma do futuro do Brasil”, foi assinada pelos prefeitos e secretários municipais de Segurança no dia 9 de setembro, durante a visita do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ao Consórcio Intermunicipal.

Pontos de entrega

Santo André:
rua Coronel PM Celestino Henrique Fernandes, 200, Vila Aquilino.
Tel: 4428-1700.
São Bernardo: avenida Redenção, 100, Centro. Tel: 4126-2800.
São Caetano: alameda São Caetano, 1.687, Bairro Santa Maria. Tel: 4220-1100.
Diadema: rua Marechal Floriano, 260, Centro. Tel: 4053-7300
Mauá: avenida Bevenuto Bagnara, 139, Jardim Zaíra. Tel: 4541-7092/ 7236.
Ribeirão Pires: rua Major Cardim, 320, Vila Mortari (região Central da cidade). Tel: 4828-3204 ou 4825-5509.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.