NOTÍCIA ANTERIOR
Fiscalização de lei antiálcool começa neste sábado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Horário de Pico falha no primeiro teste
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/11/2011 | Setecidades
ABCD ganhará consultórios de rua em 2012
ABCD ganhará consultórios de rua em 2012  Ministro afirmou que postos serão ferramenta no combate a dependência de drogas como o crack. Foto: Luciano Vicioni
Ministro afirmou que postos serão ferramenta no combate a dependência de drogas como o crack. Foto: Luciano Vicioni
Unidades são especializadas no tratamento de dependentes químicos

O ABCD ganhará novas unidades do consultório de rua, que vão atuar no tratamento de dependentes de drogas como o crack, a partir de 2012. A informação foi dada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que participou do 7º Congresso dos Metalúrgicos do ABC neste sábado (19/11).

O ministro não soube precisar quantas unidades serão construidas na Região, mas enfatizou que os postos serão instalados em todo o País, inclusive na região conhecida como cracolândia, localizada no centro de São Paulo. O ministro explicou que os consultórios terão profissionais especializados para atender a demanda dos pacientes e oferecer acompanhamento individualizado.

“Esses consultórios terão médicos, enfermeiras, psicólogos, terapeuta, diversos profissionais de saúde e agentes redutores de dano, que vão trabalhar inclusive em horários que não são comuns para oferecer as pessoas quer estão na rua a oportunidade de tratamento. Depende da realidade de cada cidade, inclusive com a possibilidade de atendimento 24 horas”.

Para o ministro, é essencial levar o serviço aos pontos de maior concentração de dependentes e proporcionar tratamento diferenciado de acordo com cada situação. “As pessoas têm relações diferentes com as drogas e precisarão de necessidades de serviços diferentes. É preciso avaliar se a pessoa precisa ser internada ou não, se corre risco de vida ou não, e determinar qual a melhor possibilidade de tratamento. O SUS (Sistema Único de Saúde) deve ir onde as pessoas estão, sobretudo nas grandes cracolândias”, avaliou.

Em todo o Estado existem 18 consultórios de rua, incluindo um em São Bernardo.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.