NOTÍCIA ANTERIOR
Mês das crianças do Shopping ABC tem Circo Turma da Mônica e encontros com personagens
PRÓXIMA NOTÍCIA
Grand Plaza inaugura expansão nesta quarta-feira
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/10/2012 | Setecidades
ABCD faz mutirão para limpeza de ruas após eleições
ABCD faz mutirão para limpeza de ruas após eleições Garis estão tendo trabalho dobrado após as eleições. Foto: Andris Bovo
Garis estão tendo trabalho dobrado após as eleições. Foto: Andris Bovo
Expectativa é que garis finalizem o serviço em todas as vias somente na sexta-feira

O 1º turno das eleições municipais acabou, mas os santinhos dos candidatos continuam espalhados pelo ABCD nesta segunda-feira (08/10). Além das ruas, visivelmente inundadas pelos materiais de divulgação, os panfletos lotaram bueiros e bocas de lobo, invadiram lojas, comércios e gramados. Um grupo de mais de 700 garis e margaridas estão empenhados em Santo André, Diadema, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires, desde as 17h de domingo (07/10), na limpeza das vias do ABCD.

Mesmo com o trabalho reforçado, a expectativa das prefeituras é livrar as ruas dos santinhos apenas na sexta-feira (12/10), prazo previsto pelas equipes para limpar todas as vias sujas. Os papéis foram jogados pelas ruas desde a noite de sábado (07/10) e a situação foi agravada com a boca de urna realizada no dia das eleições. E o pior é que o material não fica concentrado apenas nas áreas de votação: o vento também ajuda a espalhar os panfletos.

“A situação está complicada. Há muito papel voando e outros que estão colados no chão, o que dificulta ainda mais a varrição”, explicou um dos garis de São Bernardo que preferiu não se identificar. Um dos grupos de limpeza da cidade varriam, na manhã desta segunda-feira (08/10) a rua Banda, na esquina com a rua Tasman, no Centro. Para agilizar o serviço, o grupo arrastava os santinhos com o lado contrário da vassoura. “Se varremos da forma convencional, os papéis não saem”, explicou.

Do outro lado de São Bernardo, na avenida Tiradentes, o funcionário de uma tapeçaria, Anderson Batista de Souza, 32 anos, varria pela segunda vez o comércio, enquanto aguardava o serviço dos garis. “Já varri, mas como está ventando e a rua está muito suja, o vento traz tudo para dentro da loja novamente”, explicou.

Na rua, a população exigia a limpeza das vias e se manifestava contra a atitude dos candidatos que distribuíram o material que é proibido pela lei eleitoral. “Hoje temos tecnologias, como e-mail e torpedos , onde os candidatos podem mandar seus números. Não precisa emporcalhar a cidade”, desabafou uma moradora.

Cidades - Com 40 garis e margaridas divididos em dois turnos, em Ribeirão Pires a expectativa é que o trabalho de limpeza se estenda até a sexta-feira (12/10). Até o momento foram recolhidos, aproximadamente mil sacos de lixos de 100 litros. O trabalho está sendo realizado no sentido Centro-Bairro e a meta é limpar três escolas municipais e as ruas de acesso de cada uma por dia.

Em São Caetano, o trabalho de limpeza é realizado por 180 pessoas. A Prefeitura espera que a varrição das ruas, canteiros e praças da cidade seja finalizado ainda nesta segunda-feira (08/10).

A Prefeitura Mauá ainda não sabe até quando seguem os trabalhos de limpeza das ruas, que mobiliza 60 pessoas, mas esclareceu que a prioridade é limpar as escolas onde há um volume maior de sujeira. A ação foi iniciada na região central da cidade e seguirá pelas demais vias do município.

Em São Bernardo, o trabalho de varrição conta com a varredeira mecanizada e com 140 pessoas divididas em dois turnos. A Prefeitura espalhou equipes de limpeza por todos os bairros da cidade, mas devida a quantidade de material a ser recolhido, a previsão de término do trabalho é para esta terça-feira (09/10), com possibilidade de se estender até quarta-feira (10/10).

A Prefeitura de Santo André informou, em nota, que reforça a partir desta terça-feira (09/10) a operação especial de limpeza iniciada pelo Semasa no domingo (07/10) para recolher materiais de campanha. A expectativa é de que as ruas sejam limpas em até três dias.

A Prefeitura de Diadema também iniciou a limpeza no domingo (07/10), com uma equipe formada por 95 trabalhadores. A limpeza se estenderá por toda semana. As 12 escolas que serviram como locais de votação já foram limpas, assim como arredores, quatro praças e três das principais vias do município.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6189 dias no ar.