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DATA DA PUBLICAÇÃO 08/12/2011 | Economia
ABCD estima movimentar R$ 300 milhões no Natal
ABCD estima movimentar R$ 300 milhões no Natal  Roupas estão entre os principais gastos dos consumidores na Região no Natal. Foto: Amanda Perobelli
Roupas estão entre os principais gastos dos consumidores na Região no Natal. Foto: Amanda Perobelli
Calçados e vesturário estão entre os principais presentes, aponta pesquisa da Metodista

Os gastos dos consumidores devem movimentar R$ 300 milhões na economia da Região no Natal, conforme pesquisa de intenção de compra, da Universidade Metodista, divulgada nesta quarta-feira (07/12). A expectativa é de que o valor médio de cada presente seja em torno de R$148 e a média de gasto total com os artigos deve ser cerca de R$ 501.

A região é o quarto maior mercado consumidor do País, estimado pela consultoria Target Market em aproximadamente R$ 47,9 bilhões para 2011. A pesquisa foi realizada pelo Observatório Econômico do Curso de Ciências Econômicas da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista de São Paulo, em todos os municípios da região entre os dias 12 e 27 de novembro. Ao todo, foram coletados dados de 442 entrevistados sendo 46% mulheres e 54% homens.

Cerca de 54% dos entrevistados trabalham com carteira assinada, e 33,7% tem até o ensino médio completo. Quanto ao estado civil, o estudo revelou ter forte influência sobre a disposição de gastar, cerca de 45% são solteiros, 41% casados, 7% divorciados e 3% viúvos.

A disponibilidade da renda familiar é outro fator determinante nas escolhas dos consumidores, influenciando tipo de comércio e preço. Cerca de 61% dos entrevistados afirmaram ter entre dois e 10 salários mínimos ( R$1.090 e R$ 5.450). E 38% afirmaram ter entre cinco e 10 salários mínimos ( R$ 2.725 e R$ 5.450)

Os principais presentes deverão ser vestuário e calçados (38,3%), perfumes e cosméticos (13,6%), livros ( 5,2%), vídeogame ( 4,9%) entre outros.

O principal centro de compras em que devem serão os shoppings da região ( 51,5%), seguido do comércio formal nos centros ( 31,6%).

A maioria dos entrevistados tende a realizar as compras no mesmo município em que reside. E pagar os presentes em dinheiro.

Menos presentes - Este ano a lista de presentes da população do ABCD está pequena, de acordo com a pesquisa a média está em torno de 4 pessoas.

Para presentear os consumidores do ABCD avaliam os desejos dos presenteados (29%), o perfil do presenteado (21%), o preço (17%), a qualidade (12%), a marca ( 6%), as promoções e descontos ( 6%) entre outros.

Na questão sobre as pessoas que devem ser presenteadas no Natal deste ano, os mais lembrados foram: mães (19,9%), filhos (17,1%), pai (14,7%), namorados (12,7%).

Os principais presentes escolhidos para mães, pais e namorados foram vestuário, calçados e perfume e cosméticos. Porém, no terceiro item, há muita variação entre os presenteados. Os eletrodomésticos para as mães, as bebidas para os pais, o celular para os namorados. Já para os filhos e netos, além do vestuário e calçados, entram para a lista, os videogames.

O ticket médio que o consumidor está disposto a gastar com cada um dos escolhidos para presentear é diferente: O valor mais alto são dos namorados cerca de R$ 264, em segundo, os filhos e netos R$ 200, depois R$136 para as mães, R$105 para os pais.

Sandro Maskio, coordenador da pesquisa, afirmou que a redução do IPI na linha branca de produtos não deve modificar o ticket médio de presentes e nem a opção do produto. “Acredito que essa redução deverá ser mais um complemento do presente. Como trocar a geladeira, o fogão, um eletrodoméstico, não será exatamente o presente, a pessoa deve ganhar o presente e pode ter também a troca de alguns itens domésticos por causa dos preços atrativos.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
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