NOTÍCIA ANTERIOR
Senai investirá R$ 20 milhões em inovação nas empresas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Previsão de alta do comércio é reduzida em 2013
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/06/2013 | Economia
ABCD discute desenvolvimento econômico no País
ABCD discute desenvolvimento econômico no País Economista durante evento na UFABC reforça a influência de diversos fatores na sociedade na economia. Foto: Andris Bovo.
Economista durante evento na UFABC reforça a influência de diversos fatores na sociedade na economia. Foto: Andris Bovo.
Palestra na UFABC abordou os desafios da economia diante do novo modelo de sociedade

A mudança no comportamento da sociedade é considerada um dos maiores desafios para o desenvolvimento econômico dos países para os próximos anos. O economista Márcio Pochmann e o ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, participaram de um evento na UFABC (Universidade Federal do ABC), e apontaram diversos fatores que influenciam diretamente no consumo e na geração de riqueza de um País. O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (18/06), na unidade de São Bernardo.

“A sociedade não é mais a mesma de cem anos atrás, o potencial de consumo e desejo dessa população é muito maior. Por isso, é necessário avaliar que tipo de sociedade vivemos e o que precisamos criar para manter o País em crescimento econômico”, explicou Pochmann.

De acordo com o economista são muitos os fatores que influenciam o consumo, inclusive o aumento da perspectiva de vida para cerca de 100 anos e a melhora na distribuição de renda da população que potencializou o poder de compra. “O País não tem estrutura e atendimento necessário para atender o idoso. Temos diversos problemas de mobilidade, atendimento na saúde e o perfil de compra desse consumidor é diferente do idoso que antes tinha uma expectativa de vida de 40 ou 60 anos. A melhoria da renda da população também é um fator relevante, já que aquele indivíduo que antes era miserável, hoje tem poder de compra e compromete 90% do seu salário em contas”, explicou o economista.

Um fator que é considerado essencial para o desenvolvimento econômico do país reforçado pelos palestrantes foi a dedicação da população ao estudo. “A realidade há anos era de apenas juízes, médicos e outras categorias concluírem um doutorado. Ter o ensino superior completo era para poucos. Hoje, a população precisa no mínimo ter o ensino superior para conquistar uma vaga no mercado de trabalho melhor. Precisamos fazer com que as pessoas percebam que é necessário continuar estudando para termos profissionais com maior capacidade para atuar em oficios que agreguem na profissão, na indústria, na economia e não mais apernas serviços braçais”, disse Pochmann.

“Hoje, temos pouquíssimas pesquisas feitas pelas universidades, e ainda contam com recursos de instituições financeiras de fomento à pesquisa. Não podemos distribuir diplomas, temos que pensar em formar pensadores, especialistas para avançar no desenvolvimento econômico. O Brasil parou nas pesquisas em setores estratégicos como nucelar. Precisamos criar estímulo à pesquisa e inovação. Os países desenvolvidos e principalmente os Estados Unidos têm o poder do conhecimento a seu favor e com isso lançamentos de produtos de ponta e de alto valor agregado e tecnologia. ” explicou ex-ministro Amaral.

O evento reuniu estudantes da universidade, professores e convidados externos.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.