NOTÍCIA ANTERIOR
Cratera gera transtorno para morador de São Caetano
PRÓXIMA NOTÍCIA
Aluno atira em professora e se mata em escola de São Caetano
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/09/2011 | Setecidades
ABCD adere ao Dia Mundial Sem Carro
ABCD adere ao Dia Mundial Sem Carro  Cinco prefeituras do ABCD realizam ações no Dia Mundial Sem Carro. Foto: Amanda Perobelli
Cinco prefeituras do ABCD realizam ações no Dia Mundial Sem Carro. Foto: Amanda Perobelli
Os moradores de cinco cidades do ABCD serão abordados nesta quinta-feira (22/09) por ações de conscientização sobre a importância e uso dos meios de transporte coletivo ou sustentáveis. Caminhadas, bicicletadas, atividades lúdicas e entrega de folders estão entre as ações. A iniciativa engloba a programação especial das administrações municipais de Santo André, São Caetano, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires para o Dia Mundial Sem Carro. O objetivo é incentivar os motoristas a deixarem seus veículos em casa, por um dia inteiro, ao optarem por outros meios de transporte.

Com a meta mais ousada, São Caetano estima queda de 10% na circulação de veículos na cidade. Para isso, o município aposta na interdição parcial da avenida Fernando Simonsen, em frente ao Parque Chico Mendes, das 8h às 17h. Um quarteirão ficará fechado para carros. No lugar de veículos, o espaço se transformará na Rua Verde e terá atividades educativas sobre o combate a poluição do ar.

Um evento ambiental também está previsto na rua Visconde de Inhaúma, no Bairro Nova Gerty. Em ambas as ações serão entregues mudas de árvores à população. E os munícipes não terão desculpas para tirar o carro da garagem. Aqueles que se interessarem em participar dos eventos contarão com uma linha de ônibus gratuita no terminal Rodoviário Nicolau Delic, no Centro. O transporte passará pelas principais ruas centrais do município.

Para alcançar a redução de 5% do número de veículos no município, Santo André aposta na distribuição de 25 mil folders, nas mensagens espalhadas em diversas faixas na cidade e na entrega à população de mil pares de sandálias em 12 pontos do município, das 7h às 13h.

Mobilicidade - Diadema e Mauá optaram por realizar a Mobilicidade, onde os munícipes serão convidados a caminhar ou andar de bicicleta pelas ruas das cidades. No primeiro ano de adesão a data, Diadema iniciará a programação às 8h, na praça da Moça. Os participantes percorrerão as avenidas Fábio Eduardo Ramos Esquível e Antônio Piranga até chegarem no Parque do Paço. Durante o trajeto, a Prefeitura distribuirá 300 sementes de pau-brasil. Em Mauá, a concentração da bicicletada será no Paço Municipal, às 8h30.

A Prefeitura de Ribeirão Pires informou que irá aderir à data, mas não disse quais atividades serão realizadas no município, até a publicação desta matéria. Já a administrações de São Bernardo e Rio Grande da Serra não aderiram à iniciativa.

Origem - A marcha para o Dia Mundial Sem Carro teve início em 1997, com os franceses. No começo do século 21 a ideia se espalhou pela Europa, chegando até o Brasil. Em São Paulo o movimento ocorre há seis anos, com semana especial entre 16 e 22 de setembro voltada à causa. A data foi criada para estimular a reflexão sobre os problemas causados pelo uso intenso de automóveis quanto para o uso de meios de transporte sustentáveis, como a bicicleta.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.