NOTÍCIA ANTERIOR
Ginecologia retoma vacinação contra o HPV
PRÓXIMA NOTÍCIA
'‘Mário Covas’' forma 1ª turma em Libras da comunidade
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/06/2012 | Saúde e Ciência
ABC terá primeiro Dia Mundial da Espirometria com testes gratuitos
Cerca de 50% dos pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) não têm diagnóstico e tratamento adequados

A disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina do ABC comemora na próxima quarta-feira (27 de junho) o Dia Mundial da Espirometria. Serão realizados gratuitamente testes de função pulmonar – ou espirometria – a fim de avaliar o funcionamento e a saúde dos pulmões. Além do exame, os pacientes passarão por consultas e serão orientados por pneumologistas e fisioterapeutas. A ação conta com apoio da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, que já realiza esse tipo de ação na Capital e colabora na primeira vez da iniciativa no Grande ABC.

O mutirão de saúde pulmonar ocorrerá das 9h às 14h, aberto a todos os interessados – principalmente fumantes, pacientes com queixas de falta de ar ou tosse, praticantes de atividades físicas e sedentários.

A espirometria é um exame não invasivo, que avalia a capacidade pulmonar por meio do volume de ar inspirado e expirado. A realização é simples e rápida. O paciente respira com força em um tubo conectado ao espirômetro, equipamento conectado a um computador que mede velocidade e volume do ar que entra e sai dos pulmões.

Pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), bronquite e asma, por exemplo, devem realizar o teste periodicamente como rotina para acompanhamento do tratamento. Segundo dados da organização mundial da campanha, 50% dos pacientes com DPOC, incluindo casos avançados, desconhecem o diagnóstico e, portanto, não recebem atendimento adequado. Na campanha de 2010, mais de 23% das pessoas que realizaram a espirometria apresentaram resultado anormal e foram encaminhadas para tratamento especializado.

Qualidade de vida: Além da questão assistencial, a campanha da FMABC tem por objetivo incentivar a população a exercitar e cuidar dos pulmões independentemente de idade ou da capacidade física. Conforme a organização internacional do Dia Mundial da Espirometria, a atividade física está associada a até 30% da redução do risco para câncer de pulmão. Por outro lado, sedentarismo, tabagismo, má alimentação e consumo de álcool são os quatro principais responsáveis pela incapacidade crônica e morte em países europeus, onde apenas 3% das despesas com saúde são aplicadas em prevenção, contra 97% em tratamentos.

Interessados em participar da primeira campanha do ABC no Dia Mundial da Espirometria devem procurar diretamente a Faculdade de Medicina do ABC na próxima quarta-feira, 27 de junho, das 9h às 14h. O atendimento é totalmente gratuito e ocorrerá no Prédio Anexo 3, no setor de Pneumologia (Av. Príncipe de Gales, 821 - Santo André).

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.