NOTÍCIA ANTERIOR
Televisão 3D faz mal para grávidas e bêbados, diz estudo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Secretário anuncia Hospital do Idoso
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/04/2010 | Saúde e Ciência
ABC recebe remédios contra a gripe A
Segundo o Ministério da Saúde, as sete Farmácias Populares do ABC foram abastecidas, ontem, com Fosfato de oseltamivir (Tamiflu), remédio usado no tratamento da gripe H1N1. As duas unidades de Santo André, as duas de Diadema e as de São Bernardo, Mauá e Ribeirão Pires estariam aptas, desde já, a receber os pacientes da nova gripe. O medicamento é gratuito, mas apenas será entregue mediante apresentação da receita médica, emitida por médicos da rede pública ou privada, e documento de identificação.

A decisão foi dada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de disponibilizar mais postos de distribuição de remédios aos pacientes da nova gripe e, assim, juntamente com a vacinação dos grupos de risco, evitar a proliferação da doença. Para o governo federal, a exigência da prescrição médica será fundamental para evitar a automedicação, a corrida às farmácias e a venda de forma indiscriminada. Após a receita ser emitida pelo médico, terá validade de cinco dias e ficará retida na unidade do Farmácia Popular.

Apesar do Ministério afirmar que estão disponíveis 2 milhões de medicamentos nas 530 Farmácias Populares de todo o país, o governo federal não soube precisar a remessa que foi encaminhada para o ABC. “A quantidade depende da demanda regional”, alegou a nota. Os remédios foram produzidos pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Para monitorar a procura e controlar a distribuição dos tratamentos, de acordo com as necessidades locais, o instituto enviará à União relatórios quinzenais sobre a demanda de cada uma das unidades.

Para 2010, o Ministério possui estoque de 21,9 milhões de medicamentos adultos e pediátricos e garante que não faltará remédio para a população que contrair a gripe A. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, como não existe pandemia da doença, o governo estadual não precisou montar esquema de distribuição concentrada. A assessoria afirma que quem precisa ser medicado com o Tamiflu está recendo o remédio, da mesma forma que qualquer outra medicação gratuita distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamentos.

Farmácia Popular
Criado em 2004, o Programa Farmácia Popular visa a ampliar o acesso da população a medicamentos essenciais. Os produtos são subsidiados pelo governo federal, que chega a arcar com 90% do valor. O oseltamivir engrossará a lista de 107 itens oferecidos no espaço, que conta com analgésicos, anti-hipertensivos e preservativos.

Por Renato Brasileiro - Diário Regional
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.