NOTÍCIA ANTERIOR
Hospital da Mulher faz campanha para arrecadar frascos de vidro
PRÓXIMA NOTÍCIA
Depressivos são mais inquietos usando a internet
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/05/2012 | Saúde e Ciência
ABC estará representado no maior evento de Urologia do mundo
Professor da Medicina ABC será um dos palestrantes do American Urologic Association Meeting, em Atlanta (EUA)

Professor de Urologia da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, Dr. Antonio Carlos Lima Pompeo representa a instituição nesta semana no maior evento mundial da especialidade, o American Urologic Association Meeting. Com grande prestígio na comunidade científica internacional, o docente foi convidado para ministrar a palestra “Urinary Diversion - Brazilian Perspective”, na qual falará sobre derivação urinária pós-cistectomia – ou retirada de bexiga com câncer – sob o ponto de vista brasileiro.

Dr. Pompeo participa dias 22 e 23 de maio do evento, que ocorre em Atlanta, nos Estados Unidos. Serão mais de 100 cursos e 2.000 apresentações em Urologia, além de 6 horas dedicadas a cirurgias ao vivo, inclusive com procedimentos modernos na área de robótica. As últimas edições do congresso têm registrado participação de mais de 11.000 urologistas de 115 países das mais diversas partes do mundo.

“Vamos falar das adaptações médico-hospitalares para realização desse procedimento de grande porte nas diferentes regiões do Brasil”, adianta o professor da FMABC, ao explicar que as dimensões continentais do País e limites de recursos impedem que todos os centros médicos tenham o mesmo padrão de atendimento: “Grandes centros como São Paulo acompanham o que há de mais atual nos países desenvolvidos, onde de 60% a 70% dos casos de retirada da bexiga com câncer são seguidos de reconstrução de uma nova bexiga a partir do intestino. Por outro lado, em regiões com menores recursos clínicos ocorre o inverso, ou seja, a maioria prefere a cirurgia de exteriorização cutânea (coleta externa da urina com pequena bolsa adaptada), que é mais simples e com menores complicações para o paciente, porém com bons resultados funcionais. Curiosamente, os estudos de qualidade de vida não mostram superioridade de uma técnica sobre a outra, quando analisados globalmente”, relata o urologista.

Cleveland Clinic / EUA: A Faculdade de Medicina do ABC já havia marcado presença em evento internacional ao participar em março último de banca examinadora da Cleveland Clinic (EUA) para concurso de professor associado de Urologia. Dr. Pompeo foi o único convidado internacional este ano para compor o grupo de examinadores daquele centro médico multidisciplinar localizado em Ohio, com 90 anos de atividades e considerado um dos quatro principais hospitais nos Estados Unidos, conforme o ranking EUA News & World Report. Dr. Antonio Carlos Pompeo esteve ao lado de docentes norte-americanos que avaliaram e aprovaram o urologista Robert Stein para o cargo de professor associado da Cleveland.

“Isso mostra que o prestígio de nossa escola do ABC continua alto no cenário mundial”, elogia professor Pompeo, que em 2010 coordenou o estudo internacional Penile Cancer (câncer de pênis), após dois anos de revisão da literatura médica e publicado na forma de livro no Congresso Internacional de Urologia realizado em Xangai. Pela primeira vez um brasileiro coordenou um estudo mundial da SIU (Sociedade Internacional de Urologia), que a cada dois anos promove as chamadas reuniões de consenso para estabelecer recomendações atualizadas sobre diagnósticos e tratamentos na área.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.