NOTÍCIA ANTERIOR
Ribeirão Pires investe R$ 1 milhão em obras
PRÓXIMA NOTÍCIA
Chuva forte apavora população
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/01/2010 | Setecidades
ABC adota medidas preventivas para evitar tragédias
Um dia depois de as fortes chuvas ocasionarem seis mortes no Grande ABC, algumas prefeituras divulgaram medidas preventivas para evitar novas tragédias na região. Em São Bernardo, por exemplo, o prefeito Luiz Marinho anunciou uma série de projetos para auxiliar famílias residentes em áreas de risco e, além disso, decretou estado de atenção em todo o município, que registrou uma morte na noite de quinta-feira (21).

Segundo dados da Defesa Civil, a maior cidade do ABC conta com 87 áreas em condições de risco, sendo que 1.873 famílias moram nesses locais. Desse número, 164 famílias estão enquadradas em risco de nível 4, o mais grave. Marinho afirmou que todas essas pessoas serão retiradas desses espaços imediatamente para abrigos da prefeitura. Se optarem, esses munícipes poderão receber um bolsa-aluguel de R$ 315.

Os primeiros bairros a receberem a operação serão a Vila São Pedro, o Pedreira e a Biquinha, além do Núcleo Novo Horizonte e Jardim Regina. “O que estamos perseguindo com isso é a preservação da vida. Não é possível evitar a chuva e o desabamento, mas é possível preservar a vida trabalhando de forma preventiva”, afirmou o prefeito.

Além disso, Marinho anunciou que a administração colocará várias sinalizações do grau de risco de várias áreas da cidade. As moradias consideradas como risco 1 serão sinalizadas com a cor preta; risco 2, laranja e risco 3, vermelha. O Paço ainda disponibilizará carros de som e panfletos orientando a população.

Em São Caetano, as ações serão mais centralizadas nos bairros que mais foram afetados pelos temporais da última semana. Previamente cadastrados, moradores atingidos pelas enchentes e residentes nos bairros Fundação, São José e Jardim São Caetano receberão alimentação, produtos e orientações, em diversos pontos de atendimento espalhados pela cidade. A prefeitura local também informou que a Defesa Civil sancaetanense está mapeando outros pontos do município e recolhendo informações para prever novas tragédias.

Os interessados em doar alimentos, roupas, cobertores, materiais de limpeza ou colchões poderão procurar o Tiro de Guerra de São Caetano, localizado na Avenida Fernando Simonsen, 160, Bairro São José, das 8h às 16h. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones da Defesa Civil (4233-7903) ou do Tiro de Guerra (4232-2165).

Em Santo André, a Defesa Civil local formou uma equipe de análise constante para averiguar a possibilidade de tempestades e, assim, informar, com antecedência, moradores de áreas de risco da cidade. O município, que já entrou em estado de atenção, designou que Defesa Civil, secretarias municipais e serviços como Eletropaulo, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros trabalhem em conjunto para evitar novas catástrofes.

Por Estação Notícia - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.