DATA DA PUBLICAÇÃO 01/05/2011 | Economia
A uma semana do Dia das Mães, lojistas esperam o melhor resultado em cinco anos, com aumento de 10% nas vendas
Faltando uma semana para o Dia das Mães, o comércio lojista do Rio de Janeiro espera um aumento de 10% nas vendas neste ano, em comparação com 2010. Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDL – Rio (Clube de Diretores de Lojas a Varejo do Rio de Janeiro), caso se confirme esta expectativa, será o melhor resultado da data comemorativa em cinco anos.
- Esta é a segunda data mais importante para o comércio, atrás apenas do Natal, e os comerciantes estão criando uma série de estímulos para aumentar as vendas, entre eles promoções, descontos, sistemas de crédito diferenciados e diversificação de produtos.
Segundo os lojistas, esta previsão poderá ser superada, principalmente se confirmada a tendência que vem ocorrendo até agora, quando mais de um milhão de pessoas consultaram em março o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) da entidade à procura de crédito e mais de 70 mil quitaram suas dívidas.
O CDL realizou a pesquisa de Expectativa de Vendas para o Dia das Mães entre os dias 19 e 26 de abril e ouviu cerca de 500 lojistas.
Na última semana para comprar o presente das mães, os comerciantes acreditam que a preferência dos consumidores são artigos de vestuários, bolsas e acessórios, calçados, joias e bijuterias, perfumes e produtos de beleza.
Entre os consumidores que mais frequentam as lojas, a pesquisa revela que 58,2% são filhos, 31,3% são netos e 10,4% são maridos.
A maioria dos consumidores deixa para comprar na última semana, mas tem gente que prefere não arriscar. É o caso da secretária Adriana Lima que já garantiu o presente da mãe e da avó.
- Comprei uma bolsa linda para minha mãe. Não gosto da correria de shopping e lojas ficam lotadas nessa reta final. Aproveitei e comprei para minha avó um perfume porque ela é mãe duas vezes e merece também.
Adriana gastou aproximadamente R$ 75. Mas a estimativa dos lojistas é um pouco melhor. Eles acreditam que a média de preço é de R$ 100 para cada presente.
De acordo com a pesquisa, os consumidores deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido do cheque parcelado, a prazo (crediário), dinheiro e cartão de débito.
Alan Santos, de 19 anos, está no primeiro emprego e pretende comprar um celular de presente para a mãe.
- Eu deixei para comprar essa semana porque recebo na primeira semana do mês. Vou enfrentar os shoppings cheios mesmo. Não tem como fugir.
- Esta é a segunda data mais importante para o comércio, atrás apenas do Natal, e os comerciantes estão criando uma série de estímulos para aumentar as vendas, entre eles promoções, descontos, sistemas de crédito diferenciados e diversificação de produtos.
Segundo os lojistas, esta previsão poderá ser superada, principalmente se confirmada a tendência que vem ocorrendo até agora, quando mais de um milhão de pessoas consultaram em março o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) da entidade à procura de crédito e mais de 70 mil quitaram suas dívidas.
O CDL realizou a pesquisa de Expectativa de Vendas para o Dia das Mães entre os dias 19 e 26 de abril e ouviu cerca de 500 lojistas.
Na última semana para comprar o presente das mães, os comerciantes acreditam que a preferência dos consumidores são artigos de vestuários, bolsas e acessórios, calçados, joias e bijuterias, perfumes e produtos de beleza.
Entre os consumidores que mais frequentam as lojas, a pesquisa revela que 58,2% são filhos, 31,3% são netos e 10,4% são maridos.
A maioria dos consumidores deixa para comprar na última semana, mas tem gente que prefere não arriscar. É o caso da secretária Adriana Lima que já garantiu o presente da mãe e da avó.
- Comprei uma bolsa linda para minha mãe. Não gosto da correria de shopping e lojas ficam lotadas nessa reta final. Aproveitei e comprei para minha avó um perfume porque ela é mãe duas vezes e merece também.
Adriana gastou aproximadamente R$ 75. Mas a estimativa dos lojistas é um pouco melhor. Eles acreditam que a média de preço é de R$ 100 para cada presente.
De acordo com a pesquisa, os consumidores deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido do cheque parcelado, a prazo (crediário), dinheiro e cartão de débito.
Alan Santos, de 19 anos, está no primeiro emprego e pretende comprar um celular de presente para a mãe.
- Eu deixei para comprar essa semana porque recebo na primeira semana do mês. Vou enfrentar os shoppings cheios mesmo. Não tem como fugir.
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