NOTÍCIA ANTERIOR
O teatro em Mauá – Parte I
PRÓXIMA NOTÍCIA
Câmara de Mauá arquiva processo contra Manoel Lopes
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/11/2016 | Cidade
A educação em Mauá
A educação em Mauá Educação em Mauá – Fatec
Educação em Mauá – Fatec
A primeira instituição de ensino de Mauá oficial foi denominada Grupo Escolar de Mauá, criada em 1935.

Acesse o artigo original em www.pajuamigo.com

Posteriormente, em 1947, chamada de Visconde de Mauá foi subdivida em duas vertentes: Viscondinho e Viscondão. Antes, no início do século passado, as escolas funcionavam em salas alugadas, com professores que lecionavam em diferentes localidades. Além disso, as escolas eram separadas: para meninos e para meninas, as turmas mistas só foram implementadas em 1906. Em 2012, em cumprimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a rede municipal de Educação Infantil de Mauá alcançou a meta de atender toda a demanda de vagas para crianças de 4 a 5 anos de idade e criou um Centro de Formação de Professores Miguel Arraes. Atualmente, a cidade conta com cerca de 40 escolas municipais e 60 escolas estaduais.

O Ensino Superior: principais instituições

Em 1975 foi inaugurada a primeira instituição de Ensino Superior de Mauá, a Faculdade de Desenho Industrial de Mauá (FADIM). Hoje, além de Desenho Industrial, a instituição oferece cursos na área de Gestão Ambiental e Gestão de Recursos Humanos. Já em 2001, a Faculdade de Mauá (FAMA) iniciou suas atividades. Mantida pelo Instituto Educacional Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, a entidade conta com cursos de Administração, Nutrição, Pedagogia, Educação Física, entre outros. Logo em 2002, a cidade ganhou mais uma faculdade, a Fatec Mauá. Instituída pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, a instituição oferece cursos de tecnologia, como Fabricação Mecânica, Logística, Polímeros, entre outras.

Mauá vive há algum tempo a expectativa de receber um Campus da Universidade Federal do ABC (UFABC). Em 2015 foi assinado um projeto que possibilita a criação de um polo universitário na cidade, visando a criação de cursos de qualificação a distância e ideias de melhorias para o município, como, por exemplo, a implantação de uma estação meteorológica para monitorar o clima da região. O projeto também oficializou os eventos culturais e de ensino promovidos pela EPUFABC (Escola Preparatória da Universidade Federal do ABC), que desde 2013 oferece atividades culturais e especializações para a população. Segundo a prefeitura, essa parceria atende à cerca de 1070 alunos por ano. No entanto, a promessa de um Campus da UFABC segue apenas no papel, sem previsão para se concretizar.

ACESSE www.pajuamigo.com

Por Fabiane Mariano - www.pajuamigo.com
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.