NOTÍCIA ANTERIOR
Expedição à Cordilheira
PRÓXIMA NOTÍCIA
Museu da família Disney apresenta bastidores da magia nos EUA
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/10/2009 | Turismo
A caminho do mar
O trecho do Parque Estadual da Serra do Mar, que contempla a Estrada Velha de Santos e todos os seus monumentos históricos, também conhecido como Caminhos do Mar, fica na divisa entre os municípios de São Bernardo e Cubatão, totalizando um percurso de oito quilômetros. Ali, parte da história do País fica escondida por entre as construções datadas de épocas remotas e, por sua vez, fundamentais ao desenvolvimento das cidades e da metrópole.

Também pudera, o cenário natural e arquitetônico é de impressionar. No complexo, que se inicia no km 42 da Estrada Velha de Santos e vai até o km 50 - já em Cubatão - é possível conhecer o primeiro caminho pavimentado da América Latina, a Calçada do Lorena - construída por Bernardo José Maria de Lorena, em 1792.

O trecho é tido hoje como um dos marcos mais significativos da história e evolução da tecnologia brasileira.

Também o Pouso Paranapiacaba, popularmente conhecido como Casa de Pedra, faz parte dos monumentos construídos em 1922 pelo presidente Washington Luís e celebra o Centenário da Independência do Brasil.

Diferentemente do que se fala, a casa não pertenceu à Marquesa de Santos, nem a Dom Pedro, afinal, no período da construção do mirante - de onde se pode ver o mar - os dois já eram falecidos.

Nas paredes feitas de pedra, um mapa rodoviário da época, em azulejo pintado à mão, mostra aos turistas um pouco da antiga rota feita pela Serra, bem como os principais pontos do litoral.

Outros monumentos como o Belvedere Circular, o Padrão de Lorena (no cruzamento entre a Calçada do Lorena e a Estrada Velha), o Rancho da Maioridade, as Ruínas, o Monumento do Pico, o Cruzeiro Quinhentista e o Pontilhão Raiz da Serra, ao fim do percurso, também são parte integrante do roteiro de quem se aventura a conhecer um pouco mais sobre a rota turística.

Vale ressaltar que grande parte dos imóveis são tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo).

A administração do parque funciona na Casa de Visitas do Alto da Serra - construída nos padrões europeus, fora do roteiro que contempla a descida.

A gestão do trajeto é feita pela Fundação Energia e Saneamento, ligada à EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) e ao governo do Estado de São Paulo. Apenas a manutenção da via é feita pela DERSA.

Na área do parque, está também a barragem do Rio das Pedras e o ônibus que serve os funcionários da EMAE. Tais equipamentos são parte da Usina Henry Borden, para a qual foi construída a Represa Billings, em 1925.

Hoje, negociações entre a EMAE, o governo do Estado e as prefeituras de São Bernardo e Cubatão pretendem firmar um acordo para compartilhar a gestão do espaço e patrimônio.

O parque é aberto ao público e possui monitoria e orientação nos pontos turísticos. Para agendar visitas, ligue para 3333-7666.

*(da Redação do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)

Por Especial para o Diário*
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.