NOTÍCIA ANTERIOR
Usuários enfrentam problemas de acesso ao MSN Messenger
PRÓXIMA NOTÍCIA
TSE apresenta sistema de identificação biométrico que será usado em eleições
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/02/2008 | Tecnologia
62% das empresas já tiveram problemas com roubo de senhas
Um estudo realizado pelo Datamonitor com 200 empresas globais revelou que 62% das empresas já enfrentaram problemas na utilização incorreta ou roubo de senhas na rede corporativa e que 21% acreditam que apenas o uso de senhas na rede corporativa é suficiente para garantir a proteção necessária no acesso aos sistemas. Os demais acreditam que a utilização combinada de senhas e smart card é capaz de proteger o acesso à rede corporativa.

”Nossa pesquisa indica que a utilização de senha isoladamente possui limitações na segurança dentro da infra-estrutura de TI”, comenta Tim Gower diretor sênior de pesquisas do Datamonitor. “O mercado está atingindo o ponto exato a ampla adoção de mecanismos mais fortes de identificação e autenticação segura dentro da empresa”.

No grupo das empresas que declararam terem enfrentado problemas com senhas, os motivos citados incluem o compartilhamento de senhas, o roubo de senhas e o uso não-autorizado de senhas dentro da própria equipe de trabalho (empréstimo de senhas). Além disso, as empresas que utilizam diferentes mecanismos de controle de senhas em aplicações e banco de dados, rede e estações de trabalho, gastaram perto de 40 horas-homem por semana na identificação e autenticação de usuários no acesso às aplicações da rede corporativa.

O estudo descobriu, ainda, que a maioria dos entrevistados vê que a indústria de sistemas de segurança caminha em direção do fornecimento mecanismos unificados (físico e lógico) mais modernos para a identificação de usuários. Ao identificar os meios ineficientes de identificação de usuários, as empresas podem economizar o equivalente aos salários de um ano inteiro pagos a toda à sua equipe de TI, o que pode representa – em média - US$ 465 mil em três anos. E este número ainda não leva em conta as horas desperdiçadas na recomposição e validação de senhas problemáticas ou mesmo quando a empresa exige mudanças na política e na lista de senhas autorizadas.

“Acreditamos que este estudo proporciona uma importante visão sobre o modo como as empresas estão adotando a suas políticas de acesso aos sistemas na rede corporativa”, comenta Thomas Jahn, CEO da ActivIdentity, empresa que possui suas soluções de segurança de identidade digital distribuídas no Brasil pela Inspirit.

“Um crescente número de organizações tem reconhecido os benefícios de segurança proporcionados pela utilização de smart cards munti-funções para o acesso a sistemas. Como resultado desta visão, as empresas estão substituindo as tradicionais senhas simples e os tradicionais tokens e as fotos de identificação por soluções mais avançadas, como é caso do ActivIdentity Smart Employee ID, que permite a convergência a segurança física e a lógica, proporcionando um maior retorno dos investimentos em segurança.”

Por Diário Online - Agências
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.