NOTÍCIA ANTERIOR
Confira dicas de presentes para o Dia das Mães e use cupons de desconto para economizar!
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sem luz, sem seguro e com R$ 700 mi em dívidas, Hopi Hari está perto de fechar
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/05/2017 | Geral
6 erros na hora de instalar ar-condicionado
O ar-condicionado se tornou indispensável na vida dos brasileiros. Como em nosso país há altos graus de sensação térmica no verão e calor na maior parte do ano, esse equipamento é cada vez mais necessário tanto em residências quanto em empresas.

Para desfrutar da temperatura ideal, não basta apenas comprar ar-condicionado potente, é preciso também ter atenção na hora da instalação. Isso porque se o aparelho estiver mal instalado pode provocar uma série de problemas que vão de aumento da conta de luz a desempenho inferior.

Principais erros cometidos na instalação de ar-condicionado

Não testar o ar-condicionado assim que a instalação acaba
Essa simples atitude pode prevenir dores de cabeça no futuro. Então sempre que um técnico for a sua casa instalar ar-condicionado, a dica é pedir para ele testar o funcionamento ao concluir a instalação. Dessa forma, você ficará tranquilo sabendo que está tudo certo.

Caso haja fuga de líquido do sistema de condicionador de ar, você ficará sabendo e o problema poderá ser corrigido na hora. Para se ter uma ideia, quando ocorre esse tipo de imprevisto, o equipamento não apresenta bom desempenho e ainda ocasiona o aumento da sua conta de luz.

Obstrução do compressor por instalação inadequada
Localizado na unidade condensadora do ar-condicionado, o compressor é fundamental para o bom funcionamento do aparelho. É nele que o ar frio se transforma em quente ou vice-versa.

Quando há alguma obstrução dessa peça, o condicionador de ar costuma apresentar problemas em pouco tempo, além de impactar negativamente no desempenho do equipamento.

Para evitar danos ao seu aparelho, o ideal é chamar um técnico especializado em instalação do ar-condicionado. Dessa forma ele poderá informar se há espaço suficiente para o compressor trabalhar sem obstrução na circulação de ar e realizar a instalação corretamente.

Falta de verificação dos drenos
Os drenos do ar-condicionado quando não estão instalados corretamente trazem alguns prejuízos para o consumidor. A parede em que o condicionador de ar está pode apresentar infiltração assim como o teto do cômodo. Isso porque é o dreno que evita o excesso de umidade no ambiente.

Priorizar decoração em vez de bom desempenho
Muitas pessoas acham que o ar-condicionado prejudica a decoração do ambiente. E por esse motivo pedem para o técnico o deixá-lo o menos visível possível no cômodo.

Em termos estéticos isso realmente funciona. Mas, o aparelho costuma ter seu desempenho comprometido por estar sem a circulação de ar necessária.

Outro erro comum é a instalação do aparelho em áreas mal ventiladas e locais onde a sensação térmica é bem alta como certas fachadas e sacadas.

Não dar a devida atenção às condutas de ar
Outro erro comum é o consumidor não saber que a conduta de ar do edifício que mora não é a mais adequada para o modelo de ar-condicionado que comprou.

Normalmente isso acaba sendo descoberto na hora da instalação. Ou até mesmo após, quando o desempenho do aparelho é comprometido porque a pessoa que instalou não sabia desse detalhe importante (normalmente isso ocorre quando o próprio consumidor tenta instalar o aparelho sozinho ou permite que um curioso o faça).

Além disso, em alguns casos é necessário selar as condutas para o correto funcionamento do ar-condicionado. Mas, isso só o técnico pode avaliar de acordo com cada situação.

Localização do termostato deve ser levada em conta na instalação
Na hora da instalação, o termostato deve ficar no local adequado. Mas, a dica é evitar que essa peça do ar-condicionado fique muito perto de equipamentos eletrônicos ou lâmpadas porque pode deixar sua conta de luz mais alta.

Por Poloar
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6228 dias no ar.