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DATA DA PUBLICAÇÃO 26/04/2017 | Educação
Escolas do ABC têm Educação Financeira em sua grade curricular
Escolas do ABC têm Educação Financeira em sua grade curricular Escolas do ABC têm Educação Financeira em sua grade curricular. Crédito: Imagem internet
Escolas do ABC têm Educação Financeira em sua grade curricular. Crédito: Imagem internet
DSOP Educação Financeira implantou seu programa em 10 escolas particulares na região do ABC de São Paulo, com a utilização de seus materiais didáticos

A educação financeira já é realidade em cerca de 1.500 escolas em todo o Brasil. Em 2017, a DSOP Educação Financeira implantou seu programa em 10 escolas particulares na região do ABC de São Paulo, com a utilização de seus materiais didáticos. Isso sem contar as muitas outras que utilizam os materiais paradidáticos.

São elas:

- Fundação Salvador Arena – São Bernardo do Campo

- Colégio São Carlos – São Bernardo do Campo

- Colégio Sagrada Família – São Bernardo do Campo

- Colégio Piaso – Diadema

- Colégio Vesper – Santo André

- Colégio Stocco – Santo André

- Colégio Primeira Infância – Santo Antré

- Escola Vila Infante – Santo André

- Instituto Aquarela – Santo André

- Colégio Liceu Di Thiene – São Caetano do Sul

Segundo o educador financeiro e diretor da Unidade DSOP ABCD, Edward Cláudio Júnior, o ambiente escolar é o mais propício para o ensino dessa disciplina. “As crianças gostam do tema e começam a ter hábitos e costumes financeiros saudáveis desde cedo. Professores e pais também são beneficiados, pois o programa alcança toda a comunidade escolar”, afirma.

Para dar sustentabilidade aos conteúdos trabalhados em sala, a DSOP desenvolveu materiais próprios para todos os ciclos do ensino. Além de sua abordagem inovadora, o Programa DSOP de Educação Financeira nas Escolas contempla cursos de capacitação para professores, palestras e outras atividades para alunos, pais e comunidade.

“O enfoque é comportamental, vai além da matemática. Com educação financeira, crianças e jovens aprendem a importância de ter sonhos e poupar para conquistar cada um deles ao longo do tempo. São respeitadas as potencialidades e expectativas de aprendizagem de cada faixa etária”, conta o presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos.

Veja alguns fatores que motivam a inserção da educação financeira nas escolas

1-
Um dos grandes desafios globais do século é fazer a sociedade atual repensar hábitos de consumo, substituindo-os por outros mais sustentáveis;

2- As profundas mudanças nas economias mundiais têm exigido um reaprendizado de como lidar com as finanças, fenômeno que movimenta governos e instituições a adotarem medidas para habilitar as pessoas a fazerem escolhas conscientes de gastos e investimentos;

3- Há forte evidência de que lares com baixa educação financeira não planejam a aposentaria, pagam juros mais altos e têm menos bens. E já ficou demonstrado que o nível mais baixo de educação financeira levou as pessoas a ficarem mais inadimplentes;

4- Crianças são muito observadoras e, desde cedo, começam a perceber que o dinheiro tem força. Ao mesmo tempo, crianças e jovens estão expostos às mensagens publicitárias, que estimulam o desejo de ter. Portanto, importante ensiná-las, o mais cedo possível, de forma lúdica e prazerosa, o quanto é importante ter objetivos, fazer escolhas e que nada é mágico, porém, tudo é possível, desde que o dinheiro seja usado com foco e sabedoria. Isso é papel que pode ser compartilhado entre pais e escolas;

5- A educação financeira dialoga diretamente com os conteúdos das disciplinas formais ensinadas nas escolas;

6- Escolas são cada vez mais exigidas a oferecer ensino diferenciado e serviços que beneficiem também os pais.

Por DSOP Educação Financeira - Redação
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