NOTÍCIA ANTERIOR
Horário estendido da Zona Azul de São Caetano é alvo de reclamação
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sabesp acabará com 5.000 ligações clandestinas
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/03/2017 | Setecidades
Descentralização tem nova proposta
 Descentralização tem nova proposta Foto: Denis Maciel/DGABC
Foto: Denis Maciel/DGABC
Em nova tentativa de efetivar o projeto de descentralização da farmácia de alto custo do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, secretários de Saúde da região entregaram ontem a segunda proposta para mudança do atual sistema gerido pelo Estado. O documento foi apresentado a representantes do governo estadual durante reunião da Comissão Intergestores Regional, realizada no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

O documento, que agora passará por análise da cúpula estadual, propõe logística mensal de distribuição, por meio da qual os municípios receberiam os medicamentos em centros localizados em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá, sendo que esta última faria o repasse a Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Nesta proposição, as cidades solicitariam subsídio estadual para custeio de despesas de armazenagem, logística e segurança.

“A ideia é a de que o Estado repasse para municípios valores que o governo irá economizar com a descentralização, tendo em vista que o espaço do hospital não receberá mais toda a demanda da região e não arcará com custos de segurança e atendimento, por exemplo”, declara o secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio.

Segundo ele, a proposta entregue à diretora do Departamento Regional de Saúde de São Paulo, Vânia Soares Azevedo Tardelli, agora passará por análise de integrantes do governo de Geraldo Alckmin (PSDB). “Eles se comprometeram a verificar os custos com todos estes serviços para avaliar se a proposta é viável”. A expectativa é a de que o Estado se posicione sobre o assunto no próximo mês, durante nova reunião da comissão a ser realizada no Consórcio.

Na opinião do coordenador do Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio e secretário da Pasta em São Bernardo, Geraldo Reple Sobrinho, a discussão do tema tem avançado de maneira positiva. “As tratativas sobre o assunto têm apresentado resultados. Ao mesmo tempo em que temos analisado as propostas do Estado, eles também têm se comprometido em levar para debate nossas sugestões. Nossa ideia é trabalhar com calma o tema para sanar o problema”, avalia.

Retomada neste ano pelos novos prefeitos e secretários, a discussão sobre a descentralização da farmácia de alto custo do Hospital Mário Covas visa dar fim à superlotação do serviço que, atualmente, tem média de 2.000 atendimentos por dia.

Em um primeiro momento foi sugerido que municípios utilizassem unidades do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) ou estruturas próprias para fazer a distribuição. No entanto, assim como no passado, secretários optaram por sugerir novas propostas.

Por Daniel Macario - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.