NOTÍCIA ANTERIOR
Avenida dos Estados e seus velhos problemas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Semana terá sol e chuvas de verão no ABCD
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/01/2017 | Setecidades
Mudança no acesso a trens desagrada estudantes em Santo André
Mudança no acesso a trens desagrada estudantes em Santo André Usuários terão que acessar a estação pela rua Itambé, após às 14h. Foto: Rodrigo Pinto
Usuários terão que acessar a estação pela rua Itambé, após às 14h. Foto: Rodrigo Pinto
Horário de acesso à Estação Celso Daniel via túnel da EMTU terá funcionamento reduzido, das 6h30 às 14h

O acesso via túnel à estação de trem Prefeito Celso Daniel, no centro de Santo André, teve horário de funcionamento reduzido no dia 5 de janeiro. O horário para chegar à a plataforma, por dentro do terminal da EMTU, mudou para segunda a sexta-feira, das 6h30 às 14h. Após esse horário, o acesso fica aberto para saída dos usuários. Antes, o horário era das 5h às 22h30. Estudantes são contrários à mudança.

Até dia 4 - quando vigorava o horário antigo - os passageiros que vinham do terminal Leste e Oeste utilizavam o túnel como um atalho durante todo o dia. A maior preocupação é de quem estuda na UFABC (Universidade Federal do ABC), pois o ônibus fretado realiza desembarque próximo ao Terminal Leste.

O medo da estudante Juliana Macedo, 21 anos, é de ser assaltada no trajeto, nos arredores da estação de trem, pois o acesso à noite, agora, é feito agora pela rua Itambé. “Como o ponto do fretado da universidade é mais próximo daquela catraca, a abertura dela por mais tempo era mais acessível e segura aos alunos”, disse.

Espaço degradado

Além disso, o caminho é mais longo e inviável. “Os alunos saindo da estação terão que subir aquelas rampas que são desertas e sempre tem cheiro de urina, camisinhas usadas e que inclusive alunos já relataram assaltos ali”, disse Juliana. “E na hora do embarque teremos que descer a rampa, atravessar todo o subterrâneo, subir escadas, atravessar a rua e chegar às catracas”, afirmou.

O estudante Rodrigo Pretel, 25 anos, também tem o mesmo temor: ser assaltado. “É provável que irei pela ponte que tem em cima da entrada do Terminal Leste. É o único caminho possível”, disse. “Não estudei o trajeto novo, mas vai ser uma dor de cabeça não poder usar o túnel, já que os fretados paravam em frente à ele”, afirmou.

Pretel é morador de São Caetano e já estava acostumado a sair da UFABC e embarcar no trem passando pelo terminal da EMTU. “Usava exclusivamente o acesso do túnel, tanto para voltar para casa quanto para chegar à universidade”, contou.

Em nota, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que “o maior volume de usuários que utilizam o acesso pelo túnel da EMTU, que liga a Estação Prefeito Celso Daniel - Santo André ao terminal de ônibus, está concentrado no período da manhã”. A justificativa da companhia relaciona-se ao baixo uso do acesso no novo período em que ficará fechado. “A restrição adotada na estação Prefeito Celso Daniel Santo André foi baseada em estudos internos que mostraram a baixa utilização deste acesso após às 14h”, diz trecho da nota.

SÃO CAETANO

Na Estação São Caetano também foram feitas algumas mudanças após o dia 5 de janeiro. A CPTM informou que “em razão da baixa demanda, o acesso à Estação São Caetano pela rua Perrela ficará aberto para embarque de usuários que já tenham a passagem”, incluindo Cartão BOM ou Bilhete Único.

Quem precisar adquirir bilhete, deve acessar a estação pela rua Serafim Constantino, “onde há bilheteria com cinco guichês”, diz um trecho da nota. Ainda conforme informações da Companhia, os empregados da estação estão orientados a liberar a entrada de cadeirantes e pessoas com necessidades especiais, que tem acesso gratuito ao sistema.

Por Jessica Marques - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.