NOTÍCIA ANTERIOR
Keiper, de Mauá, pede recuperação judicial
PRÓXIMA NOTÍCIA
Justiça Federal afasta Vanessa Damo do Ibama
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/10/2016 | Cidade
Não sabiam que eu era candidato, afirma Diniz
 Não sabiam que eu era candidato, afirma Diniz Foto: Rodrigo Pinto
Foto: Rodrigo Pinto
Após fracassar na tentativa de voltar a ser vereador de Mauá nesta eleição, o ex-prefeito interino Diniz Lopes (PSB) atrelou sua derrota – teve 1.152 votos – à diminuição do tempo de campanha, reduzida para 45 dias neste pleito, somado ao fato de, segundo ele, ter demorado para definir que seria candidato ao Legislativo.

“Se eu tivesse decidido ser candidato (a vereador) seis meses antes da eleição, o resultado seria diferente. Muita gente não sabia que eu era candidato a vereador e, quando souberam, já tinham feito suas escolhas”, justificou. O socialista rejeitou a alcunha de derrotado e contabiliza triunfos de outros parlamentares como vitórias próprias, entre elas as dos vereadores reeleitos Betinho da Dragões (PR), Melão (PPS) e Jotão (PSDB). “Eles vieram do meu grupo, eram lideranças que me apoiavam. Ninguém nunca conseguiu esse feito”, argumentou.

Diniz foi prefeito de Mauá em 2005, durante impasse jurídico que terminou na cassação da candidatura, às vésperas do segundo turno, de Márcio Chaves (PSD), mais votado na primeira etapa do pleito. À época, Diniz presidia a Câmara e governou interinamente o município. Só no fim daquele ano que a Justiça Eleitoral declarou como eleito o segundo colocado, Leonel Damo (PMDB).

O socialista não foi o único ex-chefe do Executivo que fracassou na tentativa de abocanhar vaga no Legislativo. Em Diadema, os ex-prefeitos José Augusto da Silva Ramos (PSDB) e Gilson Menezes (PDT) também tiveram desempenho insuficiente para garantir mandato.

O tucano, que chegou a ser eleito vereador mais votado da cidade em 2012 (recebeu 7.254 votos), viu seu recall eleitoral ser drasticamente reduzido para 2.240 sufrágios. Já Gilson Menezes foi pior. Prefeito por dois mandatos (1983-1988 e 1997 a 2000) e duas vezes deputado estadual (1991 a 1994 e 1995 a 1996), teve inexpressiva votação de 360 votos.

Por Junior Carvalho - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.