NOTÍCIA ANTERIOR
M otel Taj Mahal é interditado em Santo André
PRÓXIMA NOTÍCIA
Casal acusado de dar golpe milionário é preso em São Caetano
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/08/2016 | Setecidades
Comunicado de criminosos pretende amedrontar a população em SBC
Comunicado de criminosos pretende amedrontar a população em SBC  Comunicado de supostos criminosos está circulando pelas redes sociais em São Bernardo. Foto: Reprodução
Comunicado de supostos criminosos está circulando pelas redes sociais em São Bernardo. Foto: Reprodução
Polícia afirma que material que circula no Jardim Calux e Planalto é brincadeira de mau gosto

Circulou nesta segunda-feira (22/08), nas redes sociais, um comunicado de supostos criminosos destinado aos moradores dos bairros Jardim Calux e Planalto, em São Bernardo. A carta, com vários erros de concordância e português, tenta inibir os moradores a chamar a polícia na região em casos de crimes, solicitando que procurem a “linha de frente da quebrada.” Para a polícia, o documento não passa de uma brincadeira de mau gosto de alguém que tentou amedrontar a população.

Nos grupos de moradores do Facebook, em três horas, a publicação já contava 270 curtidas e 75 comentários, a maioria de indignação e medo pela ameaça dos bandidos tomarem conta dos bairros. Outros alertavam ter recebido o mesmo comunicado via WhatsApp. A verdade é que ninguém sabe de onde surgiu o comunicado ou mesmo quem o viralizou pela internet.

Além de tentar inibir a população, o comunicado traz ‘regras que os bandidos’ vão seguir em troca da comunidade não chamar a polícia. Entre elas está a proibição de usar drogas na porta dos moradores e de trazer veículos roubados para dentro dos bairros, evitar de fumar maconha nas praças no horários de entrada e saídas das crianças da escola, andar de moto dando “pipoco”, tirando giro ou muito rápido, além de ficar proibido roubar na comunidade dos bairros.

Procurados pela reportagem, os investigadores do 3º DP (Distrito Policial), responsável pela área do Jardim Calux e Planalto, afirmaram que nenhum B.O (Boletim de Ocorrência) foi registrado sobre o caso. Os policiais ainda afirmaram que diariamente ambos os bairros recebem policiamento e diligências policiais sem qualquer problema. A polícia ressaltou ainda que não há registro de grupos que atuem dentro desses bairros e que os criminosos que ali atuavam estão presos ou foragidos.

Apesar disso, moradores que preferiram não se identificar, afirmaram a reportagem do ABCD MAIOR que o assunto é sério e que a intimidação está realmente ocorrendo. "Eu mesmo já recebi (o comunicado), mas eles estão mandando em grupos do WhatsApp e algumas pessoas estão sendo paradas nas ruas porque não estavam com os vidros dos carros abaixados, como manda no comunicado", garantiu um morador.

Procurada, a PM (Polícia Militar) não se pronunciou sobre o caso até a publicação desta reportagem.

Apesar de não existir provas de que tal situação ocorre no ABCD, este tipo de acordo é comum entre criminosos e comunidades carentes para se evitar que a polícia interfira no tráfego de drogas. O que não é comum, são os criminosos emitirem comunicados. Em geral esse tipo de acordo ocorre de maneira silenciosa, sem levantar suspeita das autoridades.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.