NOTÍCIA ANTERIOR
Facebook: saiba compartilhar a internet pela rede sem fio a partir de check-in em página de local público
PRÓXIMA NOTÍCIA
O ''truque sujo'' da Microsoft para atualizar o Windows
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/05/2016 | Informática
Snapchat aprova filtro de capivara criado por jovem de Votorantim
Snapchat aprova filtro de capivara criado por jovem de Votorantim Arte com a capivara fez sucesso ao ser postada em uma rede social (Foto: Reprodução/ Facebook)
Arte com a capivara fez sucesso ao ser postada em uma rede social (Foto: Reprodução/ Facebook)
Universitário se inspirou em brincadeiras feitas sobre o animal na cidade.

Recentemente, um motoboy flagrou 'travessia' de bando.


O fantasminha característico do aplicativo Snapchat ganhou um novo "amigo" feito por um morador de Votorantim (SP), no interior de São Paulo: uma capivara. O desenho do animal, que é uma referência quando se comenta sobre a cidade vizinha a Sorocaba (SP), é motivo de orgulho para o estudante e criador da arte, Guilherme Santos Sanches, de 19 anos; já que foi aprovado pela equipe que comanda o aplicativo e pode ser utilizado por qualquer usuário.

“Agora todos podem usar o snap com nossas queridas capivaras”, comemorou o jovem em uma rede social. O app utiliza vídeos e fotos instantâneas que desaparecem em 24 horas se tornou popular para troca de mensagens e imagens, principalmente, entre jovens. O desenho é um geofilters, ou seja, filtros para as fotos que são baseadas em sua localização.

Em entrevista ao G1, o universitário explica que um amigo viu uma publicação da equipe do aplicativo e sugeriu a ideia. “Achei interessante e baixei o formato que era pré-definido por eles [equipe do app], peguei referências de ilustrações de capivaras e desenhei a minha própria”, diz. O animal é divertido e polêmico, já que faz parte do cotidiano dos moradores, inclusive do estudante, que mora desde criança em Votorantim.

Arte do convencimento
Após cerca de três horas de trabalho caprichado o filtro da capivara foi desenvolvido. Em seguida, ele preparou um texto em inglês para convencer a equipe da ferramenta. “Nasci em outra cidade, mas moro minha vida toda aqui. Amo essa Votorantim e aqui temos uma brincadeira com esse animal, o que me inspirou a colocá-lo na arte”, escreveu por e-mail. O argumento deu certo.

Segundo ele, apesar de não ter esperado a validação de primeira, uma semana depois veio a surpresa: aprovado. “Vou colocar no portfólio. É simbólico, mas dá para saber onde um trabalho feito com seriedade pode chegar. Eu nem imaginava”, brinca o jovem.

O desenho foi parar nas redes sociais e rendeu comentários de muitos que gostaram da ideia do estudante do terceiro semestre de designer. “Eu juro que fiquei dias pensando quem teria criado”, comentou um entre outros que elogiavam o trabalho no perfil pessoal do universitário.

Nas ruas
Em outra ocasião, os animais viraram hit na internet após um bando atravessar a rua e parar o trânsito. As cenas foram registradas por um motoboy que passava pelo local e também teve que esperar a via ser liberada.

Ele passou as imagens para um tia, ela postou em uma rede social e o vídeo viralizou. “Ela [a tia] compartilhou para que pessoas da família assistissem e páginas de humor também gostaram. Não tinha dado importância, mas também não esperava essa repercussão toda”, contou Willian Porto Ligabó. Mais de 20 animais aparecem enfileirados para atravessar a via, enquanto os motoristas esperam pacientemente.

Habitat natural
A Secretaria de Meio Ambiente da cidade informa que as capivaras são mamíferos herbívoros nativos da fauna brasileira, considerados os maiores roedores do mundo. Além disso, por serem animais nativos são protegidos por lei e devem ser respeitadas como habitantes originais dos ambientes próximos à água, onde atualmente a maioria das cidades se desenvolve.

Proteção
Em nota, a Prefeitura de Votorantim (SP) afirma que desde junho de 2014 divulga informações sobre os cuidados a serem tomados em relação à presença das capivaras. Ainda conforme a administração, os serviços de cercamento no município tiveram início no mês de maio. Os procedimentos foram protocolados e devidamente autorizados pelo Departamento de Fauna (Defau), do Estado de São Paulo.

A ação foi realizada após o levantamento de campo realizado pelas Secretarias de Saúde (Sesa) e de Meio Ambiente da cidade sobre a população de capivaras que vive às margens do Rio Sorocaba e circulam pela área urbana.

Após o estudo, a nota destaca que não existe a necessidade de remoção ou castração dos animais. Entretanto, em trabalho conjunto com a secretaria de saúde, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza ações relacionadas ao controle de Zoonoses, sejam elas orientadoras, por meio de palestras, campanhas, eventos, elaboração de materiais informativos e rede social, e ações práticas, como o cercamento de contenção de acesso das capivaras em vias públicas e a instalação de placas que orientam sobre a presença das capivaras.

Por G1 - Sorocaba e Jundiaí
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.