NOTÍCIA ANTERIOR
4 sites de buscas que não deixam pistas na rede e protegem sua privacidade
PRÓXIMA NOTÍCIA
Google modifica app para direcionar mais espaço a publicidade
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/05/2016 | Tecnologia
Facebook nega viés político de tópicos populares, mas anuncia mudanças
Ex-funcionário disse a site que empresa omitia conteúdo conservador.

Facebook diz que investigação não achou erro, mas mudará método de lista.


O Facebook disse que uma investigação interna não achou indícios de viés político em sua lista de tópicos populares, após acusação de um ex-funcionário, mas mesmo assim vai mudar seus métodos para fazer a lista de notícias de seus "trending topics".

Um comunicado da empresa diz que deixará de considerar informações de sites de notícias externos para indicar os tópicos populares, e que vai passar a considerar apenas seu próprio algoritmo. O Facebook diz que também vai aperfeiçoar o treinamento e o controle da equipe. A empresa nega ter encontrado viés político no processo, mas não descarta "condutas impróprias isoladas".

O Facebook foi criticado no início de maio, quando um ex-funcionário não identificado disse ao site de notícias de tecnologia Gizmodo que os trabalhadores muitas vezes omitem histórias políticas conservadoras da lista "trending topics" da empresa.

Zuckerberg disse que o Facebook tem "não encontrou nenhuma evidência de que o relato é verdadeiro". Uma comissão do Senado Estados Unidos também abriu um inquérito sobre as práticas do Facebook.

Na quinta-feira (12), o Facebook definiu suas orientações para "Trending Topics" na sua seção de relações com a mídia e afirmou que os revisores não são autorizados e tampouco aconselhados a discriminar fontes de notícias.

O Facebook, agora avaliado em cerca de 350 bilhões de dólares, tornou-se uma grande fonte de notícias para os seus mais de 1 bilhão de usuários ativos por dia. Sessenta e três por cento dos usuários, ou 41 por cento de todos os adultos norte-americanos, dizem que consomem notícias no site, de acordo com um estudo realizado no ano passado pelo Pew Research Center e da Fundação Knight.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.