NOTÍCIA ANTERIOR
Donisete Braga agiliza inauguração do Poupatempo de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá terá Conselho Municipal de Transporte
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/02/2016 | Cidade
Mauá intensifica combate à dengue com mutirão no fim de semana
Mauá intensifica combate à dengue com mutirão no fim de semana
Agentes de endemias e comunitários, trabalhadores e moradores das regiões dos jardins Zaíra e Primavera estarão unidos no combate ao mosquito Aedes aegypti

Uma grande mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti e as doenças que transmite, dengue, zika e chikungunya, será realizada no próximo sábado (13), das 8h às 14h, e Mauá terá atividades em todas as regiões da cidade. A ação vai envolver agentes comunitários, agentes de endemias, enfermeiros, trabalhadores, supervisores e gestores.

Segundo a gerente do Núcleo de Atenção Às Vigilâncias da Secretaria de Saúde, Célia Sanchez, “precisamos que os cidadãos abram as portas de suas casas para os agentes que estarão devidamente identificados. Juntamente com os moradores, vamos verificar potenciais criadouros e orientar como as pessoas podem se prevenir e identificar sintomas das doenças.”

Mauá é dividida em cinco territórios de saúde, que no sábado terão mutirões com vistorias e recolhimento de bagulhos. No decorrer da semana, a Secretaria de Serviços Urbanos terá uma ação especial no Jardim Zaíra com o Cata-Bagulho, recolhendo inservíveis que deverão ser retirados das casas pelos moradores e deixados nas calçadas, para quando os caminhões passarem.

O Território 1, que envolve a ação na Vila Assis e Jardim Primavera, terá a colaboração dos agentes comunitários do Território 2, que vão se encontrar na UBS da Vila Assis para iniciar o mutirão casa a casa. Nesta região o Cata-Bagulho da SSU já passou. No Território 3, abrangendo o Jardim Zaíra 2 e 3 e Jardim Macuco, também terá mutirão com os agentes comunitários. Os agentes de endemias da Secretaria farão uma varredura no Macuco.

O Território 4, que terá concentração às 8h na UBS do Jardim Flórida, terá agentes comunitários vistoriando o Morro do Careca. No entorno da UBS do Jardim Santa Lídia, os trabalhadores vão vistoriar casa a casa. Já no Parque das Américas, em conjunto com a Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, no CEU das Artes e dos Esportes, uma grande atividade esportiva terá também a exposição de maquetes sobre prevenção ao Aedes, agentes fantasiados e outras. Os agentes estarão concentrados nas vistorias nas áreas de divisa com a cidade de Ribeirão Pires.

O Território 5, com as equipes da UBS do Jardim Feital, terá vistorias de áreas com novas moradias irregulares. As equipes das UBSs dos jardins São João e Santista também terão ações de prevenção nas áreas de divisa com Ribeirão Pires. Os trabalhadores da UBS Kennedy vão agir no Núcleo Cincinato Braga e da UBS do Jardim Miranda vão vistoriar a região do Jardim Miranda.

AÇÕES - Quando a Secretaria de Saúde recebe uma notificação de caso suspeito, as equipes fazem ação de bloqueio, vistoriando um raio de 300 metros ao redor da moradia e tomando as medidas indicadas para controle do vetor transmissor. A cidade registrou um caso autóctone e um importado de dengue em 2016. Não há casos de zika ou chikungunya. Pesquisas demonstram que 85% dos criadouros do Aedes aegypti se encontram nas casas e quintais. Isso requer cuidado redobrado com objetos que possam acumular água e virar um potencial criadouro.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.