NOTÍCIA ANTERIOR
Firefox para smartphones será encerrado após maio, diz Mozilla
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ação do Twitter cai ao menor nível da história por estagnação de usuários
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/02/2016 | Informática
Praga ataca computadores Apple com falsos ''erros de sistema''
Uma praga digital para computadores Apple com sistemas OS X está sendo distribuída em alguns sites na web com o intuito de assustar usuários e convencê-los a adquirir um programa fraudulento. Não se sabe exatamente como o código é colocado nos sites, mas as páginas contaminadas mostram uma mensagem falsa de atualização do Flash: se o usuário clicar e instalar o programa oferecido, alertas de supostos "erros de sistema" vão aparecer, sugerindo a compra de um programa fraudulento supostamente capaz de "corrigir" os problemas.

Segundo Johannes Ullrich, especialista em segurança do Internet Storm Center que documentou a fraude na semana passada, o programa tinha uma assinatura digital válida do programa de desenvolvedores da Apple. Por causa disso, o software não foi bloqueado pelo recurso de segurança Gatekeeper.

O sistema antivírus embutido no OS X, o XProtect, também não bloqueou o software.

Curiosamente, além das mensagens falsas sobre erros no sistema, o instalador da fraude realmente instala uma versão atualizada do Flash Player, como prometido.

Já o software fraudulento instalado pela fraude não é sempre o mesmo. De acordo com Ullrich, o programa oferecido varia a cada vez que o programa é executado. O especialista publicou um vídeo no YouTube (assista) que demonstra o processo e a instalação do "Reimage Cleaner".

Ullrich diz que tentou visitar as mesmas páginas que ofereciam esse programa para o OS X em um sistema com Windows, porém nada foi exibido. Esse comportamento indica que os criminosos buscavam atacar especificamente usuários de computadores Macintosh com essa fraude em particular.

Programas que tentam assustar usuários com "erros" são chamados de "scareware". Eles já foram muito comuns no Windows, mas hoje foram praticamente substituídos por outras pragas mais agressivas, como os vírus de resgate (ransomware).

Por Altieres Rohr - G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.