NOTÍCIA ANTERIOR
Escola nega envolvimento em caso de estelionato em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sandra Regina não descarta ser vice de Donisete
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/02/2016 | Cidade
PSB antecipa briga eleitoral de Atila Jacomussi e Donisete Braga
PSB antecipa briga eleitoral de Atila Jacomussi e Donisete Braga Virtuais candidatos, Donisete e Atila já duelam nos bastidores da eleição de Mauá. Foto: Andris Bovo
Virtuais candidatos, Donisete e Atila já duelam nos bastidores da eleição de Mauá. Foto: Andris Bovo
Virtuais candidatos já duelam nos bastidores da eleição de Mauá

Maior aliado do prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), o PSB caminha para mudar de lado com a iminente filiação do deputado estadual Atila Jacomussi (PCdoB), que disputa a eleição ao governo contra o petista. Apesar do parlamentar enfrentar grande resistência no diretório municipal, seu trunfo é a aproximação cada vez mais forte com o vice-governador de São Paulo e presidente estadual da sigla, Márcio França, que dá como certa a chegada do novo aliado.

O futuro do PSB agita o cenário político de Mauá, enquanto é tratado por absoluto sigilo tanto por pessoas de confiança de Donisete como pelos aliados de Atila. No diretório municipal, a vantagem é do petista, uma vez que o partido tem dois vereadores na base aliada – com cargos comissionados no governo – e mais a tutela de duas secretarias – Habitação sob comando de Rinaldo Vargas Lage e Segurança Pública com Carlos Tomaz, presidente municipal da legenda.

Entretanto, em nível estadual, Atila vem ganhando a “queda de braço” e conversa constantemente com Márcio França e o filho e também deputado estadual Caio França. O trabalho do PSB estadual é se distanciar do PT nas eleições municipais. Em Brasília, o partido já adota discurso mais crítico ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT). A pessoas próximas, o vice-governador se mostra entusiasmado com o projeto solo da legenda, encabeçado por Atila, em Mauá.

Filiado ao PCdoB desde 2013, Atila enxerga no PSB a garantia de melhor estrutura para disputar a eleição municipal, quanto a número de integrantes filiados, respaldo jurídico. Neste ano, o deputado estadual se reuniu duas vezes com Márcio França, que não se mostra interessado a manter aliança com Donisete, mesmo com o esforço do governo em dar até maior espaço na máquina pública ao partido.

Atila espera o período de transferências entre 02 de março e 02 de abril, ou seja, seis meses antes da eleição de outubro, para conseguir consolidar a transferência de partido. No entanto, o maior desafio será convencer os vereadores Luiz Alfredo Simão e Osvanir Carlos Stella, o Ivan, além do próprio Tomaz, do apoio para o pleito. Os três não mostram interesse em romper a aliança com Donisete, ao contrário, visam a candidatura a vice-prefeito na chapa do petista.

Publicamente, Atila não comenta mais sobre as conversas com o PSB. Na última vez que explicou sobre o seu futuro no PCdoB, em janeiro, o deputado estadual adotou tom de despedida do partido. “Minha candidatura a prefeito é do povo, não do partido. Se eu tiver que buscar outra legenda para disputar a eleição e realizar o sonho de Mauá, irei fazer”, resume.

Mesmo se vier a mudar de partido, Atila nutre esperanças de manter o PCdoB no arco de alianças da candidatura ao governo mauaense, aproveitando-se da boa relação com o deputado federal e presidente estadual do partido, Orlando Silva.

Ciente de que o PSB tenta se distanciar do PT nos cenários estadual e nacional, Donisete tem como esperança o histórico de aliança entre os dois partidos desde o terceiro governo do ex-prefeito Oswaldo Dias (PT), entre 2009 e 2012. “O PSB vai levar em consideração o cenário em Mauá e o como o Carlos Tomaz organiza o partido aqui e fazer um debate com Márcio França”, analisa o prefeito.

Por Bruno Coelho - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.