NOTÍCIA ANTERIOR
Orquestra Filarmônica Senai-SP se apresenta no SESI Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá comemora 61 anos com entrega de obras importantes e festividades
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/11/2015 | Cidade
Veto a projeto de animais nos ônibus gera divergências em Mauá
Veto a projeto de animais nos ônibus gera divergências em Mauá Projeto que permite animais nos ônibus foi promulgado pela Câmara. Foto: Fabiano Ibidi
Projeto que permite animais nos ônibus foi promulgado pela Câmara. Foto: Fabiano Ibidi
Autor da proposta, Wagner Rubinelli critica prefeito Donisete Braga, que deve entrar com Adin

O governo do prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), ajuizará uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) contra o projeto de lei do vereador Wagner Rubinelli (PT), que permite transporte de cães, gatos e outros animais de pequeno porte em linhas de ônibus municipais. A situação ocorre após o Legislativo derrubar o veto dado pelo Executivo à matéria em setembro.

De acordo com o projeto de lei, os animais domésticos de até dez quilos poderão ser transportados em caixas específicas, sem dejetos e água. Além disso, a proposta prevê que usuário deverá de ter em mãos o certificado de vacinação com a data de validade emitido pelo médico veterinário. A redação prevê o pagamento de uma tarifa adicional de R$ 3,50.

No veto, a gestão petista alega que a matéria padece de vício de iniciativa; ou seja, é inconstitucional, já que a proposta compete apenas ao Executivo e não a um parlamentar. Mesmo assim, os vereadores derrubaram a negativa do governo e o presidente do Câmara, Marcelo Oliveira, promulgou a lei.

Diante do revés na Câmara, o secretário de Governo, Edílson de Paula (PT), sinaliza que a disputa pode parar na Justiça. “Não é ser contra, apenas acho que o transporte de Mauá tem um coeficiente de passageiros muito grande no horário de pico”, considera.

Governista, Rubinelli condena a decisão de Donisete, citando exemplos de outras cidades com a legislação em vigor. “Essa decisão do governo vai na contramão de todas as cidades do Brasil que estabeleceram políticas públicas aos animais”, pontua.

Em março, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), sancionou o projeto de lei, apresentado vereador David Soares (PSD), que permite o transporte de animais domésticos nos ônibus municipais. Em Santo André, o prefeito Carlos Grana (PT) fez o mesmo com a proposta apresentada pelo parlamentar Roberto Rautenberg (PTB). Já em Diadema, a matéria de Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), também foi aprovada pelo Legislativo.

No Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Porto Alegre também sancionou a lei que autoriza o transporte de animais domésticos de pequeno ou médio porte, acompanhados por seus responsáveis, em ônibus e lotação da cidade.

Por Bruno Coelho - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.