NOTÍCIA ANTERIOR
Estudo aponta que 65% dos moradores da região são ativos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Food truck ocupa campo de futebol em São Caetano
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/11/2015 | Setecidades
Criminosos furtam 100 km de cabos elétricos no ABCD
Criminosos furtam 100 km de cabos elétricos no ABCD Rua Maria Cecília, no Jardim Independência, ficou sem luz devido ao furto de cabos. Foto: Rodrigo Pinto
Rua Maria Cecília, no Jardim Independência, ficou sem luz devido ao furto de cabos. Foto: Rodrigo Pinto
Casos acontecem em postes de iluminação de vias públicas, onde há cabeamento de cobre

Uma rua escura, sem iluminação elétrica, é sinônimo de crime. Em ambos os sentidos. Sombras entre muros e árvores, por exemplo, podem ser esconderijos para assaltantes. Mas uma rua sem iluminação pode mostrar também uma modalidade de crime já antiga e de difícil fiscalização: roubo de fios elétricos. Levantamento feito junto às prefeituras, responsáveis pela iluminação em vias públicas, mostra que do ano passado até agora mais de 100 mil metros de cabeamento já foram levados dos postes de iluminação nas cidades do ABCD.

Os grupos criminosos furtam da rede de iluminação pois, a rede de distribuição de energia possui tensão muito alta e somente seria possível subtrair os cabos se a força fosse cortada. Conforme a AES Eletropaulo, até o momento nenhuma ocorrência desse tipo foi registrada nos sete municípios da Região. Mas nas ramificações dos postes para as lâmpadas o acesso é mais fácil. Tanto que é mais comum avistar equipes de manutenção telefônica operando nessa parte das instalações. As administrações públicas enfatizaram que as denúncias podem ser feitas pelas GCMs (Guardas Municipais Civis) de cada cidade.

“Diversas empresas passaram a ter acesso aos postes para fazer manutenção de redes aéreas e a situação foi ficando cada vez mais bagunçada. Hoje qualquer pessoa sobe em postes para realizar serviços e não é questionada por isso”, informou em nota o Departamento de Manutenção e Obras da Prefeitura de Santo André. No período que compreende 2014 até agora, a cidade registrou o maior número de ocorrências desse tipo de furto. Criminosos conseguiram levar mais de 54 mil metros de fiação de cobre, somando todas as ocorrências.

RANKING

São Bernardo fica em segundo lugar em metragem furtada. No período destes dois anos, foram 44,2 mil metros de cabos de cobre furtados. Só neste mês foram furtados 11 mil metros em diversos pontos da cidade.

“Nas últimas semanas de novembro houve grande incidência de furtos de cabos de iluminação pública, por isso, a Prefeitura de São Bernardo, por meio de sua contratada, não está conseguindo realizar a reposição imediata. É de conhecimento das polícias Militar, Civil e da Guarda Civil Municipal dos delitos, tanto que na última semana ladrões de cabos foram detidos em ação delituosa”, se pronunciou a Prefeitura.

Em Diadema o número é menor: 5,2 mil metros. Em Mauá, a Prefeitura só conseguiu contabilizar os dados deste ano. Foram furtados 3.362 metros de cabos do sistema de iluminação pública. São Caetano informou a ocorrência de apenas um furto. A quantidade de cabos furtados não foi informada, mas a Prefeitura garantiu que trata-se de um volume muito pequeno.

Rua Maria Cecília, no Jardim Independência, ficou sem luz devido ao furto de cabos. Foto: Rodrigo Pinto

Crimes deixam moradores de São Bernardo há cinco dias no escuro

Um dos moradores mais antigos da rua Maria Cecília, no Jardim Independência, em São Bernardo, o aposentado Vladimir Celibeto, de 64 anos, tem medo de sair à noite de casa. O local está há cinco dias sem iluminação pública. O motivo: os cabos foram furtados. “E tem muito carro estacionado por aqui que podem servir de ponto para qualquer assaltante”, descreveu. Além da Maria Cecília, a rua Raul Quaresma também teve a fiação subtraída. No encontro das duas vias fica a Escola Municipal Cassiana Ricardo. “A gente não tem sossego depois que escurece, muito menos confiança de sair na porta de casa para tomar um ar”, revelou Vladimir.

E não são apenas os moradores de São Bernardo que sofrem com os furtos. A facilidade de acessar os cabos é tamanha que os furtos acontecem inclusive em vias mais movimentadas. Avenida Dom Pedro, avenida Portugal, Gilda, Queiroz Filho e avenida dos Estados, por exemplo, são os principais alvos dos criminosos em Santo André. “O prejuízo à população, que fica sem o serviço de iluminação por um determinado período e também, o prejuízo à imagem do serviço público, pois como as pessoas não percebem os furtos, creditam o fato de um trecho inteiro de rua ficar no escuro à inépcia ou incompetência do poder público”, elencou o Departamento de Manutenção andreense.

Por Renan Fonseca - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.