NOTÍCIA ANTERIOR
Senado abre consulta pública sobre programa ''Escola sem Partido''
PRÓXIMA NOTÍCIA
Custos do Fies serão das escolas temporariamente, diz associação
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/07/2016 | Educação
50% dos jovens que querem fazer faculdade dependem do governo
Estudo ouviu mil pessoas de 18 a 30 anos em vários estados. Eles querem entrar no ensino superior em três anos, mas dependem de Prouni e Fies.

Mais de 50% dos jovens que pretendem cursar o nível superior não têm condições de pagar uma faculdade particular e dependem de programas do governo federal. A maioria é proveniente de escolas públicas e acredita que possui menos chances de concorrer a uma vaga nas universidades públicas. Os dados fazem parte de uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) divulgada nesta quarta-feira (20).

Foram ouvidos 1.000 jovens de 18 a 30 anos, com ensino médio completo, de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Salvador, Fortaleza, Manaus, Recife e Belém.

Segundo o estudo, 81% dos jovens entrevistados pretendem cursar o nível superior dentro dos próximos três anos. Embora sonhem com o diploma, mais da metade deles, 50,5%, afirmou que a família não tem condições de pagar uma faculdade particular.

Dentro deste grupo que pretende cursar uma graduação, 57,9% dos jovens esperam contar com o Programa Universidade para Todos (Prouni) e 50,3%, com o Financiamento Estudantil (Fies).

A maioria destes estudantes, 71,9%, cursou o ensino médio em escolas públicas e 62,9% deles acreditam que os estudantes de escolas públicas não têm as mesmas condições que os alunos das particulares para ter acesso às universidades públicas.

A pesquisa mostrou que o sonho do nível superior ainda está vinculado aos diplomas mais tradicionais. Em uma listagem de 20 cursos, a faculdade mais desejada é a de medicina (12,7% dos entrevistados), seguida por direito (11,1%) e engenharia (10,9%) em terceiro lugar. Também são bem visados os cursos de administração (6,6%), enfermagem (4,9%) e psicologia (4,2%).

Apenas 15,1% responderam que desejam fazer algum curso na área de licenciatura.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.