DATA DA PUBLICAÇÃO 19/11/2015 | Veículos
5 probleminhas do carro que podem virar problemões
Os valores citados dos reparos são apenas uma referência e podem variar muito de um carro para outro, mas o importante é fazer as revisões preventivas onde estes pequenos problemas podem ser resolvidos rapidamente.
Coifa da homocinética
Esta pequena sanfona de borracha que fica localizada atrás da roda mantém a homocinética - eixo articulado que leva rotação do motor à roda - com graxa e evita a penetração de impurezas, como terra e areia.
O kit de borracha e graxa custa algo em torno de R$ 30, mas, se você não perceber que a coifa rasgou, em até um mês você pode ouvir um forte barulho na roda toda vez que fizer uma curva. Se for este o caso, prepare o bolso, pois você gastará mais de R$ 1 mil em uma nova homocinética.
Vazamento de óleo da direção hidráulica
Os vazamentos que acontecem na direção hidráulica geralmente são pequenos e costumam apenas "melar" as peças em volta, devido ao vento que passa em baixo, sem formar uma poça em baixo do carro. Um reparo de R$ 150 em uma conexão de mangueira pode se transformar em cerca de R$ 2 mil caso tenha que substituir a caixa ou a bomba que ficaram danificadas por funcionar sem óleo.
Mangueira do radiador inchada
Esta é clássica: uma pequena mangueira posicionada na entrada do radiador é o termômetro da válvula termostática. Quando ela incha e fica parecida com um “joelho”, indica que a válvula termostática não está deixando a água passar para o radiador. Ou seja, em vez de passar água do motor para o radiador, passa apenas vapor sob pressão, o que acaba deformando a mangueira. A troca da mangueira e da válvula termostática custará cerca de R$ 250. Se você não trocar a tempo, poderá desembolsar R$ 1.500 com o empenamento do cabeçote.
Motor funcionando com um cilindro a menos
Esta falha de motor é muito comum e pode ocorrer por uma vela ou cabo de vela queimados. O motor fica "quadrado", sem potência, e o som parecido com o de uma motocicleta. A maioria dos motoristas percebe a anomalia, porém alguns postergam o conserto. Andando assim, o combustível injetado no cilindro vai acabar queimando no coletor de escape, superaquecendo e derretendo o catalisador. Um jogo de velas, que custa por volta de R$ 80, acaba estragando um catalisador de R$ 900.
Coxim do motor quebrado
Dependendo do modelo do carro, a sustentação do motor possui entre 3 e 4 coxins. Quando um deles quebra, o motor fica um pouco mais solto e acaba sobrecarregando os outros coxins. Se você tem pé pesado e gosta de dar aquelas "arrancadas”, é melhor trocar rapidamente o coxim quebrado antes de quebrar os demais.
Coifa da homocinética
Esta pequena sanfona de borracha que fica localizada atrás da roda mantém a homocinética - eixo articulado que leva rotação do motor à roda - com graxa e evita a penetração de impurezas, como terra e areia.
O kit de borracha e graxa custa algo em torno de R$ 30, mas, se você não perceber que a coifa rasgou, em até um mês você pode ouvir um forte barulho na roda toda vez que fizer uma curva. Se for este o caso, prepare o bolso, pois você gastará mais de R$ 1 mil em uma nova homocinética.
Vazamento de óleo da direção hidráulica
Os vazamentos que acontecem na direção hidráulica geralmente são pequenos e costumam apenas "melar" as peças em volta, devido ao vento que passa em baixo, sem formar uma poça em baixo do carro. Um reparo de R$ 150 em uma conexão de mangueira pode se transformar em cerca de R$ 2 mil caso tenha que substituir a caixa ou a bomba que ficaram danificadas por funcionar sem óleo.
Mangueira do radiador inchada
Esta é clássica: uma pequena mangueira posicionada na entrada do radiador é o termômetro da válvula termostática. Quando ela incha e fica parecida com um “joelho”, indica que a válvula termostática não está deixando a água passar para o radiador. Ou seja, em vez de passar água do motor para o radiador, passa apenas vapor sob pressão, o que acaba deformando a mangueira. A troca da mangueira e da válvula termostática custará cerca de R$ 250. Se você não trocar a tempo, poderá desembolsar R$ 1.500 com o empenamento do cabeçote.
Motor funcionando com um cilindro a menos
Esta falha de motor é muito comum e pode ocorrer por uma vela ou cabo de vela queimados. O motor fica "quadrado", sem potência, e o som parecido com o de uma motocicleta. A maioria dos motoristas percebe a anomalia, porém alguns postergam o conserto. Andando assim, o combustível injetado no cilindro vai acabar queimando no coletor de escape, superaquecendo e derretendo o catalisador. Um jogo de velas, que custa por volta de R$ 80, acaba estragando um catalisador de R$ 900.
Coxim do motor quebrado
Dependendo do modelo do carro, a sustentação do motor possui entre 3 e 4 coxins. Quando um deles quebra, o motor fica um pouco mais solto e acaba sobrecarregando os outros coxins. Se você tem pé pesado e gosta de dar aquelas "arrancadas”, é melhor trocar rapidamente o coxim quebrado antes de quebrar os demais.
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