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DATA DA PUBLICAÇÃO 11/10/2016 | Tecnologia
5 dicas para divulgar uma empresa por meio de um release
O release é uma das principais ferramentas usadas pelos assessores de imprensa. Com a finalidade de informar as redações de jornais sobre notícias relacionadas a uma empresa, produto ou serviço, figura pública, entre muitos outros temas, esse texto é o primeiro passo para criar um bom relacionamento com a mídia.

Como escrever releases dignos de assessores de imprensa
Devido a grande importância do release, é preciso que ele esteja muito bem escrito, com conteúdo relevante e de preferência em estilo jornalístico. Confira 5 dicas para deixar seus textos iguais aos dos assessores de comunicação:

Elabore um texto informativo
Quem não é assessor de imprensa costuma ter dificuldade na elaboração do release. Para não errar, é preciso ter em mente, que esse não é um texto comercial ou publicitário. Na verdade, é uma comunicação a imprensa sobre uma notícia que está ocorrendo dentro da sua empresa ou sobre seu produto.

Então, a dica é escrever como se fosse uma matéria para os jornalistas da redação. Mas, é uma espécie de texto-isca já que seu release não sairá no jornal. É apenas uma sugestão de pauta.

Estrutura do release
Lead: Primeiro parágrafo do texto onde é encontrada a informação principal do release. Para facilitar, faça como os jornalistas e responda às seguintes perguntas sobre o fato:

• O quê?
• Onde?
• Quando?
• Quem?
• Por quê?
• Como?

Começar por o quê é sempre o ideal. Mas, não precisa seguir rigidamente a ordem proposta.

Pirâmide Invertida: É o termo usado para denominar a estrutura específica de um texto jornalístico. Ou seja, é preciso começar do mais importante para o menos prioritário. E as informações principais precisam obrigatoriamente estar no primeiro parágrafo (lead jornalístico).

Contato: Encerre sempre o release com os contatos de quem está realizando a assessoria de imprensa. É indispensável porque se houver interesse dos jornalistas, eles irão se comunicar pelos canais que você disponibilizou no fim do texto. Então, fique sempre de olho.

Texto multimídia é mais atraente
Por que só usar palavras em seu release? Em tempos de redes sociais e YouTube, incluir recursos multimídia no seu documento pode fazer a diferença. Por esse motivo é importante inserir fotos, mp3 e até anexar vídeos. Assim, é possível facilitar a vida dos jornalistas, além de encantá-los com seu power release.

Transforme sua empresa em fonte confiável de notícias
Entreviste especialistas da sua organização sobre o tema do release
Uma estratégia que costuma agradar bastante os jornalistas é quando alguém da empresa se torna fonte. Ou seja, você insere uma fala de algum especialista da sua organização para legitimar algo que está sendo contado no release.

Além de conferir mais credibilidade e autoridade ao seu texto para imprensa, também deixa o conteúdo com um estilo mais jornalístico. Dessa forma, as chances do seu release ser publicado aumentam consideravelmente.

Produza dados sempre que possível
Outra estratégia que costuma funcionar bastante é quando sua empresa produz dados de credibilidade. Estatísticas e pesquisas sobre os benefícios do seu produto ou relacionadas a demanda costumam ser muito bem aceitas pela imprensa.

Caso não seja possível produzir dados do tipo, o ideal é que você embase seu texto jornalístico em dados de instituições confiáveis como, por exemplo, o IBGE, entre outras. Prefira sempre estatísticas mais atuais para inserir no primeiro parágrafo (lead) como um gancho jornalístico.

Utilize um disparador de textos
Essa é uma prática muito utilizada pelos assessores de imprensa. Eles otimizam seu trabalho automatizando o processo de envio do texto. Esses profissionais costumam usar um disparador de release. Ou seja, uma plataforma que reúne o contato de diversas redações de jornais e inúmeros jornalistas.

Segmente bem seu público-alvo
Apesar de ter a disposição tantos contatos de jornalistas, disparar release para todos eles não é recomendado pelos profissionais. Isso porque a pessoa irá desgastar sua relação com a imprensa ao lotar os e-mails de todas as editorias com informações relevantes para apenas uma ou duas delas.

Por esse motivo, é preciso analisar antes para quem vale a pena enviar o texto. Existem ferramentas que facilitam esse processo. O Dino, que é um disparador de release, traz os contatos da imprensa organizados por editoriais.

Dessa forma, é só clicar em Economia, por exemplo, se seu texto for sobre negócios. Assim, só os repórteres e blogueiros certos irão receber seu conteúdo.

Por Dino.com.br
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