NOTÍCIA ANTERIOR
Fraudes desperdiçam 24,4 mi de litros de água
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cardápio da festa italiana tem variedade
DATA DA PUBLICAÇÃO 31/07/2015 | Setecidades
Zoológico de São Bernardo é opção de lazer na Região
Espaço conta com 65 espécies diferentes, todas de origem brasileira, sendo 70% da Mata Atlântica

Atualmente, o Zoológico do Parque Natural Municipal Estoril, em São Bernardo, conta com cerca 250 animais, de 65 espécies diferentes, todas de origem brasileira, sendo 70% deles da Mata Atlântica. Entre as espécies estão anta, macaco prego, mão pelada, irara, araras, papagaios, tucanos, jacaré, cobras, corujas e a jaguatirica, a mascote do zoo, escolhida pelos alunos da rede municipal de educação em um concurso.

Gabriela Priolli de Oliveira, diretora da Secretaria de Gestão Ambiental da Prefeitura, destacou que cuidar de animais da Mata Atlântica é o foco e o grande diferencial do zoo da cidade. “Essa é uma área rica em quantidade e diversidade de espécies animais e vegetais. Além disso, temos uma proposta de caráter educativo e de preservação ambiental, chamando a atenção dos visitantes para os animais da nossa região, do nosso bioma e para a necessidade de preservá-los”, destacou.

Mensalmente são realizadas atividades de caráter educativo envolvendo os visitantes. “A ideia é sensibilizar e conscientizar jovens e crianças sobre a fauna silvestre, a importância dos animais na natureza e sua preservação nos habitats naturais”, explicou a diretora.

Entre as atividades educativas estão as visitas monitoradas, voltadas aos alunos da rede municipal de ensino. Outra atividade, a ‘Animais que nos apavoram’, busca acabar com preconceitos envolvendo os animais considerados perigosos e que a maioria das pessoas tem medo. Já a ‘Visite a cozinha do zoo’, é uma oficina na qual os participantes conhecem os hábitos alimentares dos animais, ajudam a preparar a alimentação e acompanham a distribuição nos recintos.

Em 2014, o Zoológico recebeu cerca de 150 animais provenientes de apreensões feitas pela fiscalização ambiental. No zoo, eles passaram por um processo de recuperação para serem devolvidos a seu habitat natural. No mesmo período, cerca de 500 aves ficaram temporariamente no zoológico sendo, posteriormente, encaminhadas para o Parque Ecológico do Tietê e devolvidas à natureza.

Conheça

O Zoológico fica no Parque Natural Municipal Estoril - Rua Portugal, 1100, Riacho Grande. O horário de funcionamento é de quarta a domingo, das 9h às 17h.

Por Iara Voros - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.