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DATA DA PUBLICAÇÃO 31/07/2015 | Geral
Via Anchieta ganhará mais uma faixa dentro de três anos
Via Anchieta ganhará mais uma faixa dentro de três anos Obras ao lado do viaduto Teresa Delta, que terá duas alças de acesso à Anchietal. Foto: Andris Bovo
Obras ao lado do viaduto Teresa Delta, que terá duas alças de acesso à Anchietal. Foto: Andris Bovo
São Bernardo adapta projeto do Corredor Leste-Oeste para alargamento da rodovia do Km 23 ao 18

A via Anchieta ganhará mais uma faixa no sentido Capital, entre o Km 23 e o Km 18, a fim de auxiliar a fluidez do trânsito com destino a São Paulo. O plano é da Ecovias e tem o aval da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), mas, por causa dele, as obras do Corredor Leste-Oeste, na altura do viaduto Tereza Delta, no km 20,5, tiveram de ser adaptadas pela Prefeitura de São Bernardo. O plano da concessionária do sistema Anchieta/Imigrantes é entregar os cinco quilômetros de expansão em 2018. O investimento é de R$ 75 milhões, a ser feito pela Ecovias.

De acordo com o secretário de Transportes e Vias Públicas do município, Oscar Silveira, houve a necessidade de adequar as alças de acesso do viaduto para deixar espaço para o futuro alargamento da pista da Anchieta, que ainda não tem prazo para ocorrer.

“Nossas intervenções devem acabar primeiro. A previsão é que essa fase do corredor fique pronta até setembro do ano que vem”, afirmou o secretário.

A obra do viaduto Tereza Delta foi iniciada há dois meses e meio e prevê a duplicação das pistas. Além desta intervenção, serão construídos outros três viadutos: na praça dos Bombeiros, que fará a ligação entre as avenidas Rotary e Luís Pequini, e sobre as avenidas Robert Kennedy e Humberto de Alencar Castelo Branco.

DO IRAJÁ A DIADEMA

O Corredor Leste-Oeste é a maior obra viária de São Bernardo, com investimento de R$ 335,2 milhões, incluindo repasses do governo federal, linhas de financiamento e recursos do Tesouro municipal. O viário ligará a região do Jardim Irajá até a divisa com Diadema.

O traçado do corredor baseia-se no sistema viário já existente, começando na praça dos Bombeiros, seguindo pela rua Tiradentes, avenidas Francisco Prestes Maia, Newton Monteiro de Andrade e José Odorizzi. A pista irá desembocar na estrada Samuel Aizemberg. Todas as vias passarão por processo de alargamento ou duplicação.

Corredor Leste-Oeste terá via exclusiva para ônibus

Além das faixas de rolamento para automóveis, o Corredor Leste-Oeste contará com via exclusiva para ônibus, que terá acesso à futura Linha 18-Bronze (Tamanduateí/Djalma Dutra) do Metrô. A Administração municipal tem projeto no valor de R$ 550 milhões para construção de outras 11 vias segregadas para o transporte público.

Conforme o secretário de Transportes de São Bernardo, Oscar Silveira, até o próximo ano parte das obras sobre o viaduto Tereza Delta pode ficar pronta. O projeto é alargar o viaduto, melhorando o fluxo em ambos os sentidos entre Centro e bairros. Com o acréscimo de faixa na Anchieta, duas alças de acesso ao elevado serão acrescentadas nos dois lados da rodovia. “Os acessos vão ficar prontos antes do viaduto. Assim, os motoristas terão mais facilidade de sair da Anchieta e acessar o Centro ou a região do Planalto”, disse Oscar.

Por Renan Fonseca - ABCD Maior
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