NOTÍCIA ANTERIOR
Ilumina Mauá tem 98% de eficiência no atendimento às demandas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Humanização no trabalho médico é rotina na Saúde da Família em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/07/2015 | Cidade
Sífilis é tema de curso de atualização para técnicos da rede de saúde
Sífilis é tema de curso de atualização para técnicos da rede de saúde
Mauá quer padronizar atendimento às gestantes e recém-nascidos para facilitar diagnóstico e tratamento

A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Gestão de Cuidado da Atenção Básica, realizou o curso de atualização em sífilis congênita e na gestação, para 46 profissionais da rede municipal. A ação ocorreu na sexta-feira (24), na Sala da Comunidade da Unidade Básica de Saúde do Jardim Kennedy. A sífilis é uma doença infecciosa que pode atingir vários órgãos e de evolução lenta e longa, sujeita a surtos de agudização e de latência, com transmissão predominantemente sexual ou materno-infantil.

O objetivo é reduzir o número de ocorrências, que desde 2011 somam 72 casos. Sendo oito casos registrados de sífilis contraída no nascimento e 20 notificações em grávidas, de janeiro a junho de 2015.

Divididos em duas turmas, “os técnicos tiveram atualização nas informações sobre os protocolos de atendimento e prevenção para sífilis em recém-nascidos e gestantes, de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde. Assim, as ações passam a ser padrão em todos os serviços municipais, desde o diagnóstico, fluxos de trabalho, tratamento e acompanhamento”, explicou a médica Samira Haddad.

O diagnóstico precoce e o tratamento do parceiro são fundamentais para evitar a transmissão. A sífilis é transmitida de mãe para filho depende do estágio em que a doença se encontra na gestante. O diagnóstico da sífilis na grávida deve ser realizado já na primeira consulta de pré-natal, por intermédio do teste rápido treponêmico, para que o tratamento seja iniciado imediatamente. Tudo isso é extremamente importante para que sejam evitados o abortamento, a natimorte e deformidades na criança.

“Em Mauá, o teste treponêmico está disponibilizado em todas as unidades de saúde desde 2014, quando o município aderiu ao Programa Rede Cegonha, do Governo Federal”, explicou a gerente do Núcleo de Atenção Básica, Iacy Milllone.

Um dos obstáculos identificados para a erradicação da sífilis no Brasil, como pactua a Organização Mundial da Saúde (OMS) para até 2015, é que os parceiros se submetam ao tratamento com penicilina. Recentemente, Cuba comemorou a erradicação da doença. Isto facilita para que a gestante possa iniciar o tratamento de forma eficiente no máximo até os 30 últimos dias antes do parto.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.