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DATA DA PUBLICAÇÃO 29/07/2015 | Setecidades
Procon de Santo André amplia horário de atendimento
Procon de Santo André amplia horário de atendimento Unidado do Procon fica na rua Arnaldo, Vila Bastos. Foto: Divulgação/PMSA
Unidado do Procon fica na rua Arnaldo, Vila Bastos. Foto: Divulgação/PMSA
Consumidores são atendidos das 8 às 16h; telefonia fixa e celular lideram reclamações

O Procon de Santo André está com horário ampliado. Antes atendia na sede da Vila Bastos (rua Arnaldo, 49) das 8 às 12h, e agora estendeu o atendimento até 16h. No primeiro semestre, foram registrados 4.886 atendimentos, que geraram processos administrativos e desdobramentos internos de proteção e defesa dos direitos aos consumidores.

No rol de reclamações, serviços de telefonia fixa e celular, principalmente por cobranças indevidas e/ou abusivas, continuam na liderança e causando dor de cabeça aos consumidores, que resultaram, respectivamente, em 827 e 637 atendimentos. Na sequência, demandas relacionadas a TV por assinatura (249). Na área de serviços privados, seguem-se 111 queixas referentes a escolas, com questionamentos sobre contratos, rescisões e alterações unilaterais.

O Procon andreense apontou ainda, no balanço de janeiro a junho deste ano, queixas em outras áreas, como assuntos financeiros, com os cartões de crédito na liderança, com 461 reclamações por cobrança indevida. No setor de produtos, os atendimentos foram referentes a telefone celular (160) e microcomputador/informática (84), totalizando 244 atendimentos, essencialmente por problemas quanto à garantia (abrangência e cobertura).
Habitação

A área da habitação também foi motivo para o consumidor procurar pelo órgão de defesa, com 61 atendimentos contra construtoras e incorporadoras. O principal problema: não cumprimento de contrato.

Para finalizar o ranking das principais reclamações do primeiro semestre, os planos de saúde. Ao todo, 55 atendimentos foram realizados para dúvidas sobre cobertura de exames, consultas e procedimentos cirúrgicos, além de problemas com contratos e abrangência geográfica.

Serviço

No Procon, o atendimento se restringe às relações de consumo entre consumidores – pessoa física e jurídica – e fornecedores.

Onde ir: A pessoa interessada deve se dirigir à sede do órgão, na rua Arnaldo, 49, na Vila Bastos, em Santo André.

Horário de atendimento: O novo horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com distribuição de senhas para organizar o atendimento – antes, era das 8h às 12h. Não existe agendamento prévio.

Serviços prestados: O consumidor que se sentir lesado nas relações de consumo pode obter desde simples orientações até a abertura de processo administrativo, desde que a reclamação esteja fundamentada, mediante a apresentação de comprovantes.

Por ABCD Maior - Redação
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