NOTÍCIA ANTERIOR
MTST realiza novo protesto em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá abre inscrições para cursos de informática
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/07/2015 | Cidade
Caixa vistoria terreno de ocupação em Mauá
Caixa vistoria terreno de ocupação em Mauá Manifestantes foram à Prefeitura de Mauá para defender um projeto habitacional na área ocupada no Jardim Oratório. Foto: Andris Bovo
Manifestantes foram à Prefeitura de Mauá para defender um projeto habitacional na área ocupada no Jardim Oratório. Foto: Andris Bovo
Construção de moradias dependerá da resolução de questões ambientais, financeiras e de zoneamento

A Caixa Econômica Federal realizou uma vistoria no terreno da ocupação Oziel Alvez do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), no Jardim Oratório, na manhã desta quarta-feira (01/07). De acordo com a entidade financeira, unidades do Minha Casa Minha Vida serão construídas com recursos de entidades sociais após questões ambientais, financeiras e de zoneamento serem resolvidas.

O terreno de 200 mil metros quadrados possui “áreas de proteção permanente em razão de córregos e nascentes e topografia acidentada”, conforme parte da nota enviada pela Caixa. O local pertence à Dersa, que ainda não enviou proposta de venda, mas cancelou na justiça a solicitação de reintegração de posse para poder negociar. As partes envolvidas participaram de uma reunião, após a vistoria, para dar andamento nas negociações.

Com relação ao zoneamento, a prefeitura afirmou que há possibilidade de alterar a área de ZDE (Zona de Desenvolvimento Econômico) para ZEI (Zona Especial de Interesse Social), com base na municipal de Uso e Ocupação do Solo. As partes envolvidas decidiram em reunião que o MTST providenciará os projetos e a prefeitura vai alterar o zoneamento.

De acordo com uma das coordenadoras do MTST Maria das Dores Siqueira, o projeto será realizado em nome do movimento e entregue à Caixa. “A gente vai fazer isso o mais rápido possível. Estamos com expectativa de que as moradias saiam logo”, afirmou.

A estimativa do movimento é que a ocupação Oziel Alves, que iniciou com 500 famílias, atualmente conta mais de 4 mil. A coordenadora de comunicação do MTST Lisandra Pinheiro afirmou que o cadastro das famílias já foi iniciado.

Manifestação - Os integrantes do MTST realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira para que um projeto habitacional fosse aprovado para o grupo durante a reunião entre as partes. A coordenação do movimento estima que em média 3 mil pessoas seguiram em passeata até o Paço Municipal.

Durante o ato, quatro suspeitos de roubar um casal se infiltraram entre os manifestantes e a Polícia Militar conseguiu prender um dos suspeitos. Por conta disso, houve correria, balas de borracha e agressões.

Por Jessica Marques - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.