NOTÍCIA ANTERIOR
Dinamo é rebaixado pela Liga de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá ganhará 200 câmeras
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/06/2015 | Cidade
Moradores do Residencial Barão de Mauá passam por exames
Moradores do Residencial Barão de Mauá passam por exames Local apresenta 44 substâncias tóxicas que contaminam o solo, inclusive o gás metano. Foto: Arquivo ABCD MAIOR
Local apresenta 44 substâncias tóxicas que contaminam o solo, inclusive o gás metano. Foto: Arquivo ABCD MAIOR
Coleta de sangue e urina visa identificar doenças causadas pela contaminação da área

Os moradores do Residencial Barão de Mauá, no Parque São Vicente, em Mauá, tiveram sangue e urina coletados para identificar possíveis doenças causadas pela contaminação da área. A coleta aconteceu nos dias 14 e 21 de junho pela Prefeitura, como parte das ações definidas por órgãos envolvidos no processo de remediação do solo contaminado, como a Cetesb e o Ministério Público.

A pesquisa teve início em 2000 e agora está voltada a moradores da Etapa 2 (blocos 5,6,7, e 8), Etapa 4 (blocos 3 e 4) e Etapa 6 (blocos 1,2,3,4 e 5). A coleta de amostras de sangue é para a realização de hemograma. Já a de urina é direcionada para quem mora nestes mesmos blocos até o segundo andar. O exame será analisado por técnicos da Universidade Federal de Minas Gerais que, no País, é quem tem validação para exame relacionado à exposição ambiental.

O adoecimento dos moradores depende de fatores genéticos, hábitos pessoais e de relacionar exposição e doença existente. Ao todo, foram 55 coletas de urina e 108 de sangue. No entanto, a meta da Prefeitura é atingir 500 moradores destes blocos. As próximas coletas serão realizadas nos próximos domingos, dias 28/06 e 05/07, das 8h às 12h, no próprio Residencial.

A atenção à saúde desta população constitui um direito dos moradores garantido pelo SUS (Sistema Único de Saude). Mesmo que disponham de convênio, têm atendimento garantido na Unidade Básica de Saúde do Parque São Vicente, cuja equipe está familiarizada com doenças relacionadas à contaminação. Assim, quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas por estes profissionais.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.